O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma longa sequência de tuítes publicada neste sábado (19/7), ele acusou Lula de isolar o Brasil no cenário internacional, especialmente em relação aos Estados Unidos, e de usar as instituições brasileiras como ferramentas de perseguição política.
A publicação ocorre um dia após o governo norte-americano, sob influência do ex-presidente Donald Trump, revogar os vistos de entrada de ministros do STF e do Procurador-Geral da República, medida anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio. A decisão foi uma retaliação após o ministro Alexandre de Moraes impor medidas cautelares a Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.
- Com tornozeleira e poucas visitas: a primeira tarde de Bolsonaro sob restrições
- Exigência de usar tornozeleira eletrônica é uma 'suprema humilhação", diz Bolsonaro
- Fafá de Belém ironiza tornozeleira de Bolsonaro em show
Carlos criticou Lula por "atacar os Estados Unidos com discursos ideológicos", por ameaçar interesses econômicos ao propor uma moeda alternativa ao dólar e por manter alianças com regimes autoritários da América Latina. Segundo ele, a resposta norte-americana — com sanções, tarifas e cancelamentos de vistos — é consequência direta da política externa adotada por Lula.
Leia Mais
“Lula provoca, isola o Brasil do Ocidente, enfraquece acordos e transforma o país num pária. Quando vem o troco, a máquina se mobiliza para culpar quem nada tem a ver com a tragédia - exceto por tê-la denunciado antes”, escreveu, dizendo que seu pai foi “o único que não jogou o jogo do sistema”.
O vereador também afirmou que o governo brasileiro age para “aniquilar” Bolsonaro, utilizando, segundo ele, instrumentos de censura, perseguição judicial e manipulação institucional. “A ordem é clara: aniquilá-lo. Se não foi possível derrotá-lo unanimemente nas urnas, foi validado o vale tudo”, afirmou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Ele acusou ainda o governo de promover um “retorno aos velhos padrões”, mencionando casos de corrupção, contratos sem transparência e aparelhamento das instituições públicas. Carlos encerrou a sequência de postagens criticando a imprensa, que — na sua visão — estaria conivente com os atos do governo em troca de benefícios financeiros, e afirmou que a democracia defendida atualmente “só vale para um lado”.