REAÇÃO DA OPOSIÇÃO

Com 41 assinaturas, oposição protocola pedido de impeachment contra Moraes no Senado

Pedido é uma reação à decisão do ministro do STF que determinou prisão domiciliar de Bolsonaro; oposição agora pressiona Alcolumbre para dar andamento ao processo

Publicidade
Carregando...

Em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição no Senado protocolou, nesta quinta-feira (7/8), um pedido de impeachment contra o magistrado.

A peça tem as 41 assinaturas exigidas para ser apresentada formalmente. A última adesão veio do senador Laércio Oliveira (PP-SE), confirmada pela manhã.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Nas mãos de Alcolumbre

Com o protocolo do pedido, os senadores bolsonaristas anunciaram o fim da obstrução aos trabalhos legislativos e da ocupação da Mesa Diretora do Senado. A estratégia agora será pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a dar andamento ao processo. A decisão sobre o acolhimento cabe exclusivamente a ele.
“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, afirmou o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), em pronunciamento no Senado.  

Quem são os senadores que assinaram o pedido de impeachment?

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), divulgou nessa quarta-feira uma ilustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram o documento. Confira quem são abaixo.

Ilustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Ilustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram pedido de impeachment de Alexandre de Moraes PL/divulgação

Trends

O Trends, ferramenta do Google que mostra os temas mais populares no buscador em um passado recente, informa que o termo "impeachment de Moraes" alcançou seu mais alto teor de pesquisas nesta semana.

Em meio à ordem de prisão de domiciliar expedida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a população brasileira, especialmente à alinhada à ideologia direitista, passou a procurar informações sobre uma possível cassação do ministro no STF.

Antes da semana atual, o termo registrou um aumento de buscas também em setembro do ano passado. Na ocasião, senadores apresentaram um pedido de impeachment de Moraes na Casa por um suposto crime de responsabilidade.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay