JULGAMENTO

Dino vota e placar pela condenação de Bolsonaro está 2 a 0

Ministro Flávio Dino acompanhou o voto do relator Alexandre de Moraes e destacou que a decisão é 'afirmação da democracia'

Publicidade
Carregando...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou favorável a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros sete membros do alto escalão do então governo, integrantes do chamado "Núcleo Crucial" por tentativa de golpe de Estado. O placar do primeiro dia de apresentação dos votos está em dois a zero. Dino acompanhou o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Ainda faltam votar, na ordem, os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Nesta quarta-feira (10/9), a sessão será aberta com o voto de Fux. Há grande expectativa no voto dele, pelas divergências que apresentou ao longo do processo com o relator, Alexandre de Moraes.

"É como voto, acompanhando o relator quanto ao juízo condenatório que fez com a ressalva de menor importância para os réus Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio", afirmou Dino.

Este voto foi o segundo favorável à condenação do grupo. O ministro e relator Alexandre de Moraes também votou pela condenação em voto lido mais cedo. O próximo a votar será o ministro Luiz Fux.

Dino argumentou que a sua decisão não é uma sinalização de um comportamento ditatorial, mas que é a consolidação da legislação constitucional.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

"Isso não é ativismo judicial, não é tirania, não é ditadura. É a afirmação da democracia que o Brasil construiu na Constituição de 88", pontuou.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay