VISTO CANCELADO

Presidente do PSOL tem visto para os EUA cancelado

Segundo Paula Coradi, decisão é resposta do governo Trump à atuação do partido em defesa da soberania brasileira

Publicidade
Carregando...

A presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Paula Coradi, anunciou nessa sexta-feira (26/9) que teve o visto para os Estados Unidos cancelado. De acordo com a sigla, a notificação oficial foi feita nesta data, após um comunicado inicial enviado na segunda-feira (22/9).

Coradi classificou a medida como uma retaliação política do governo de Donald Trump à atuação do PSOL em defesa da soberania do Brasil. “Se pensam que vão nos intimidar com essas medidas tacanhas, esses fascistas estão muito enganados”, escreveu a dirigente em suas redes sociais.

Segundo o partido, o consulado norte-americano informou que a decisão foi tomada após obter “informações que a tornaria inelegível para entrar no país”. A dirigente teve três dias úteis para apresentar explicações, mas, mesmo após enviar resposta na quinta-feira (25), o cancelamento foi confirmado nesta sexta.

Em nota, o PSol repudiou a decisão, classificando-a como uma ação de perseguição e intimidação. “O partido se solidariza com sua presidenta e reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da soberania nacional e da luta contra políticas arbitrárias de governos estrangeiros”, diz o comunicado.

A medida ocorre em meio a uma escalada de tensões entre Washington e Brasília. Além de impor tarifas a produtos brasileiros, a gestão Trump tem cancelado vistos de autoridades brasileiras. Nesta semana, foram atingidos o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O governo norte-americano alega motivos ligados a processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e supostas violações à liberdade de expressão.

Tópicos relacionados:

brasil eua passaporte psol sancoes trump

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay