Quem é Jorge Messias, o nome de Lula que agita os bastidores do STF
Conhecido como 'Bessias' no governo Dilma, advogado-geral da União é cotado para a vaga no Supremo Tribunal Federal
compartilhe
SIGA
O nome de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, ganhou força nos bastidores de Brasília para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira (12/11), o presidente Lula (PT) e o senador Rodrigo Pacheco vão se reunir, e, de acordo com aliados do chefe do Executivo, o petista deve usar o encontro para comunicar a indicação de Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
Procurador da Fazenda Nacional de carreira desde 2007, Messias tem uma longa trajetória ligada aos governos do PT. Ele ocupou diversos cargos na área jurídica do governo federal desde então, consolidando uma reputação de perfil técnico e discreto.
Sua carreira inclui passagens pela Subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, onde permaneceu durante os governos Lula e Dilma Rousseff.
O apelido 'Bessias' tornou-se conhecido nacionalmente em 2016, a partir de um áudio de uma conversa telefônica entre a então presidente Dilma Rousseff e Lula, tornado público no âmbito da Operação Lava Jato. No diálogo, Dilma afirmava que enviaria o termo de posse de Lula para a Casa Civil por meio de Messias, a quem se referiu como 'Bessias', para ser usado “em caso de necessidade”.
Messias é visto no governo como um nome com bom trânsito no Judiciário. Sua indicação é defendida por aliados que buscam um nome de confiança de Lula para a Corte.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A vaga em questão foi aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, no mês passado, aos 67 anos. A conversa entre Lula e Pacheco será fundamental para medir o clima no Senado, responsável por aprovar a indicação. A articulação busca garantir que seu nome não encontre forte resistência.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata