Em disputa judicial, tela de Tarsila do Amaral irá para o Guggenheim de Bilbao
Autorretrato de Tarsila do Amaral está sob custódia do Museu do Luxemburgo, na França
compartilhe
Siga noO quadro “Figura em azul”, de Tarsila do Amaral, que fez parte da exposição ”Pintando o Brasil moderno”, no Museu de Luxemburgo, em Paris, será emprestado para uma exposição fora da França. A obra seguirá para o Museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha, onde será exibida entre 21 de fevereiro e 1º de junho.
Atualmente, por ordem judicial francesa, o quadro está sob a custódia do Grand Palais, responsável pelas exposições do Museu de Luxemburgo. A decisão foi tomada até que a Justiça brasileira resolva a disputa sobre quem é o verdadeiro proprietário da pintura.
A exibição de “Figura em azul” no Museu do Luxemburgo foi a largada de uma batalha judicial pela apreensão e reivindicação da obra, conforme revelou o jornalista Silas Martí. O autorretrato de Tarsila, avaliado em R$ 85 milhões, tornou-se alvo de uma disputa entre herdeiros da família Maksoud, do empresário Henry Maksoud, nome que fundou um dos principais hoteis da história de São Paulo.
Em entrevista à coluna, o Museu de Luxemburgo informou que a obrigação de conservação da obra foi liberada, permitindo que o quadro siga para Bilbao, conforme o cronograma da exposição.
A coluna também entrou em contato com o Museu Guggenheim, mas não obteve retorno até o momento.