Caso Marielle está parado no STF e envolvidos aguardam finalização neste ano

Um ano após a prisão dos suspeitos, STF ainda não concluiu julgamento; crime completa 7 anos nesta semana

Publicidade
Carregando...

Perto de completar um ano da prisão dos supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco, o processo está parado no STF e as partes envolvidas esperam um desfecho ainda em 2025. Na sexta-feira, 14, o assassinato da vereadora carioca e de seu motorista, Anderson Gomes, completa sete anos.

São réus no STF desde março de 2024 o delegado Rivaldo Barbosa, acusado pela Polícia Federal de ser o “mentor intelectual” do crime, e os irmãos Brazão, indiciados por serem os mandantes.

Além dos três, são réus também no STF Robson Calixto, conhecido como Peixão e ex-assessor de Domingos Brazão no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e o Major Ronald, que foi acusado de monitorar Marielle.

O caso está em fase de diligências. A defesa de Rivaldo Barbosa e dos irmãos Brazão fizeram uma série de pedidos ao ministro Alexandre de Moraes no final de outubro que ainda não foram respondidos. Entre os pedidos estão o apensamento do inquérito da Abin paralela aos autos e o exame de sanidade mental de Lessa.

Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz, que o acompanhou durante a execução do crime, foram condenados pelo assassinato de Marielle no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro em novembro do ano passado.

O ex-bombeiro Maxswell Simões, conhecido como Suel, irá a Júri ainda no primeiro semestre de 2025. Os investigadores apontam que Suel participou do plano do assassinato e monitorou a rotina da vereadora, além de ter ajudado Lessa e Élcio no desmanche do carro usado no crime e do sumiço das cápsulas da munição.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay