Gilmar interrompe julgamento sobre inquérito contra desembargador do RJ

Gilmar Mendes pediu vista em julgamento que analisa recurso do desembargador Fernando Viana para encerrar investigação no STJ

Publicidade
Carregando...

Gilmar Mendes pediu vista e interrompeu o julgamento do STF que analisa se será mantida ou encerrada uma investigação no STJ contra o desembargador Fernando Viana, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O pedido de Gilmar foi feito nessa quarta-feira, 12, dois dias antes do prazo do fim do julgamento, que ocorre de maneira virtual na Segunda Turma do STF. Até agora, o único a votar foi o relator, Edson Fachin, que rejeitou o recurso de Viana para encerrar a investigação no STJ. O colegiado também inclui Dias Toffoli, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Como mostrou a coluna, o inquérito apura se o desembargador, enquanto era o juiz da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, favoreceu administradores judiciais e peritos judiciais com nomeações em processos em troca de propina.

O caso tramitava no Órgão Especial do TJRJ, mas subiu ao STJ quando Fernando Viana (foto abaixo) foi promovido a desembargador, em março de 2023. Conhecido por ser o juiz da bilionária recuperação judicial da Oi, Viana foi alvo de quebras de sigilo e mandados de busca e apreensão em abril de 2020.

Desde 2022, pedidos de vista por membros do STF têm o prazo máximo de 90 dias. Depois desse tempo, o ministro deve liberar o caso para retomada do julgamento.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay