ELEIÇÕES 2026

Decisão do STF dá oportunidade para governo do RJ ter marca eleitoral em 2026

O STF determinou que o Palácio Guanabara elabore um plano de retomada de territórios atualmente dominados pelo tráfico de drogas e pela milícia

Publicidade
Carregando...

Um dos pontos da decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, cria todas as condições para que o governo do Rio de Janeiro tenha um projeto de segurança pública capaz de gerar dividendos eleitorais em 2026.

 

O STF determinou que o Palácio Guanabara elabore um plano de retomada de territórios atualmente dominados pelo tráfico de drogas e pela milícia. A ordem foi a mais bem recebida pelo governo do Rio de Janeiro, que já vinha pensando em um projeto de ocupação para a eleição de 2026.

No início de 2022, ano eleitoral, o governador Cláudio Castro lançou o programa Cidade Integrada, que custou bilhões de reais aos cofres públicos do Rio de Janeiro. O programa de ocupação territorial tinha como inspiração as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), mas não teve a eficácia esperada.

O Cidade Integrada começou sua primeira ocupação na favela do Jacarezinho, na Zona Norte. Depois, outras comunidades receberam o projeto, como a Muzema e o Cesarão, na Zona Oeste, dominadas até então pela milícia.

A cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro e o governador Cláudio Castro admitem que o projeto não funcionou. O Comando Vermelho expandiu seu domínio em áreas que foram ocupadas pelo Estado, como a Muzema e Rio das Pedras.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

eleicoes-2026 rio-de-janeiro stf

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay