Vice-líder de Lula critica falta de confiabilidade de Hugo Motta para cumprir acordos

Em entrevista ao canal Amado Mundo, Carlos Zarattini criticou mudança repentina feita por Hugo Motta em pauta da Câmara e afirmou que pautas surpresas atrapalham o debate

Publicidade
Carregando...

Para Carlos Zarattini, deputado federal pelo PT, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta pode até ser mais aberto ao diálogo do que Arthur Lira, mas é menos confiável em cumprir acordos. Ele criticou especialmente a mudança repentina na pauta da Câmara, que ocorreu após Motta liberar os deputados da presença física em Brasília e depois incluir uma nova votação-surpresa. Sem aviso prévio, foi incluída na noite de terça-feira, 24, a votação do projeto que derrubava o decreto do governo sobre a alíquota do IOF.

Zarattini criticou a postura de Hugo Motta em entrevista ao canal de notícias Amado Mundo, no programa Matinal, na manhã desta quinta-feira, 26. Disse o petista na entrevista:

“Essas pautas surpresas nunca ajudam o debate. Nunca ajudam, inclusive, a estabelecer uma confiança entre os atores políticos, porque uma coisa fundamental na política é a gente ter confiança no interlocutor. Na hora que você não confia mais nele, você fica em que situação? Você não é capaz de estabelecer acordos. Então, eu acho que houve um equívoco da parte dele de ter adotado essa atitude de mudar a pauta repentinamente.”

Na entrevista, o vice-líder do governo no Congresso também defendeu o decreto derrubado que previa o aumento da tributação sobre algumas operações financeiras, argumentando que ele visava aumentar a tributação sobre os mais ricos e sobre operações financeiras que hoje são isentas, como o “risco sacado”.

“Nós estamos procurando aumentar o imposto naqueles que ganham mais, naqueles que não pagam”, esclareceu Zarattini.

Questionado sobre como o governo pretende reagir à derrubada, o deputado afirmou que ainda não há decisão sobre ir ao STF, mas a possibilidade está sendo considerada.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay