Primeira pergunta do Itamaraty à embaixada americana: ‘A carta é autêntica?’

Chamado duas vezes ao Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, 9, Gabriel Escobar confirmou a veracidade do texto de Donald Trump

Publicidade
Carregando...

Na noite desta quarta-feira, 9, a primeira pergunta feita pela embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, ao encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, foi se a carta sobre o tarifaço era autêntica. O representante americano confirmou o conteúdo e a autoria do texto divulgado pelo presidente Donald Trump nas redes sociais antes que fosse recebido pelo destinatário, o presidente Lula.

Diante da confirmação, a embaixadora informou a Escobar que o Brasil devolvia a carta por considerar ofensiva. Ela apontou que a correspondência continha várias afirmações inverídicas sobre o Brasil e erros factuais sobre a relação comercial bilateral.

A carta discutida no encontro informa a implementação da sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras e ordena que o Brasil pare o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Essa conversa aconteceu na segunda vez que Escobar foi chamado no mesmo dia ao Itamaraty para dar explicações sobre as ações de Trump.

Mais cedo, diante das ameaças de Trump de impor tarifas extras ao Brasil, o diplomata americano foi alertado de que o Brasil considerava uma interferência direta no Judiciário e na democracia, e que a postura de Trump produzia impactos negativos sobre as relações bilaterais. No meio diplomático, a medida anunciada por Trump é vista como uma reação à Cúpula do Brics, realizada no início desta semana no Rio de Janeiro.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay