Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Supremo adota tom cauteloso para evitar escalada do conflito com Estados Unidos-lugardafinancas.com

Supremo adota tom cauteloso para evitar escalada do conflito com Estados Unidos

Em defesa de Alexandre de Moraes, STF divulgou nota oficial após sanções de Donald Trump anunciadas nesta quarta-feira, 30

Publicidade
Carregando...

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou uma nota oficial no fim da tarde desta quarta-feira, 30, em defesa do ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo Donald Trump.

“O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo”, informa a nota. 

Segundo a corte, o pronunciamento é uma resposta às “sanções aplicadas ao ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes”. “O Tribunal manifesta solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes.” 

O texto defende a atuação independente de seus membros. “O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.”

A nota ressalta ainda que “todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente”.

Em entrevista à TV Globo, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, ressaltou que a nota teve o objetivo de esclarecer que o tribunal cumpre o papel constitucional ao tomar as decisões contestadas pelos Estados Unidos, referência indireta aos processos, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus, relacionados à tentativa de golpe de Estado na última transição presidencial. “Nossa preocupação não é escalar o conflito, muito antes pelo contrário”, afirmou o chefe do Judiciário. A manifestação divulgada no início da noite de ontem, segundo Barroso, foi “tão sóbria quanto possível”.

Leia a íntegra da nota do STF
“Em razão das sanções aplicadas ao Ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes, o Supremo Tribunal Federal vem se pronunciar na forma abaixo:

O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.

Encontra-se em curso, perante o Tribunal, ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado.

No âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.

Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente.

O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.

O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes.”

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay