Ipea aponta destinação desigual de emendas parlamentares para assistência social

Estudo do Ipea mostra que, desde 2020, tem aumentado a destinação de emendas parlamentares para a assistência social, mas sem critério de equidade

Publicidade
Carregando...

Estudo do Ipea revelou que desde 2020 tem ocorrido aumento da participação de emendas parlamentares no orçamento federal destinado à assistência social. Em 2023, essas emendas representaram quase a metade dos recursos do orçamento. No entanto, ao menos 50% dos municípios brasileiros não teve acesso às verbas distribuídas por emendas parlamentares em 2022 e em 2023.

O Ipea realizou o estudo para avaliar a evolução da participação das emendas parlamentares no orçamento federal destinado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) entre 2005 e 2024. Embora tenha constatado o aumento considerável da participação das emendas no orçamento federal, o estudo revelou um padrão “bastante desigual de distribuição de recursos por emendas.”

 “Conclui-se que, se as emendas parlamentares adicionaram recursos a uma política carente deles desde 2014, não parece que estes foram distribuídos segundo um critério de equidade”, avaliou o estudo, sugerindo que a ausência de coordenação na destinação das emendas pode gerar mais desigualdades.

Ligado ao Ministério de Combate à Fome, o Suas articula esforços e recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social, com o intuito de garantir a proteção social por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay