O impacto de revolta no Nepal nas redes sociais

Rebelião da Geração Z derrubou governo do Nepal, causou incêndios e deixou 19 mortos, incluindo mulher de ex-primeiro-ministro

Publicidade
Carregando...

A revolta liderada pela geração Z contra o governo do Nepal, que levou à queda do primeiro-ministro e à morte da mulher de um ex-primeiro-ministro, queimada, e de mais 18 pessoas, teve um impacto global na internet nesta terça-feira, 9. A rebelião se deu exatamente pela proibição do uso das redes sociais por parte do então primeiro-ministro, KP Oli.

Um estudo da Ativaweb que analisou 10,6 milhões de menções em redes sociais até as 17h desta terça mostra a dimensão global da revolta. Segundo o levantamento, 74% das menções são favoráveis às manifestações e críticas ao governo. Entre as palavras-chave mais citadas estão “Nepal”, “Protesto”, “Governo”, “Renúncia” e “Geração Z”, com hashtags como #NepalProtest, #GenZ e #StopCorruption. O tema se tornou trending topic mundial.

Nos Estados Unidos, foram 3,1 milhões de menções (48% favoráveis e 39,2% contrárias). No Brasil, de quase 2 milhões de interações, 60,8% apoiaram os protestos. Outros países com grande repercussão foram Canadá, Cuba, Venezuela, Catar, Emirados Árabes, Austrália e Singapura.

De acordo com as agências internacionais, o bloqueio das redes foi um dos pontos que levaram à rebelião, que também repudia casos de corrupção e a falta de perspectivas para os jovens. O uso da bandeira Straw Hat Pirates, do anime One Piece, virou símbolo da identidade política do movimento.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay