Corrupção volta a crescer entre maiores preocupações dos brasileiros

Crime segue líder, mas Ipsos mostra avanço de 5 pontos em setembro; 59% acham país no rumo errado

Publicidade
Carregando...

A pesquisa What Worries the World, divulgada pelo Ipsos nesta quinta-feira, 25, mostra que a corrupção voltou a ganhar força na lista de preocupações dos brasileiros. O tema subiu cinco pontos percentuais em relação a agosto e agora é citado por 38% dos entrevistados. É o maior avanço do mês de setembro no histórico da pesquisa.

Crime e violência continuam na liderança, com 43% das menções. Em seguida aparecem pobreza e desigualdade social (34%), saúde (33%) e inflação (29%).

Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, o crescimento da corrupção pode estar relacionado à cobertura midiática do julgamento da tentativa de golpe de 8 de Janeiro, às investigações sobre lavagem de dinheiro ligada ao PCC e às discussões em torno da CPMI do INSS e da PEC da Blindagem.

Apesar das preocupações, a percepção geral sobre os rumos do país melhorou um pouco, mas segue sendo majoritária: a parcela que acredita que o Brasil está no rumo errado caiu de 63% para 59%.

O dado contrasta com os Estados Unidos, onde, pela primeira vez no ano, o pessimismo superou o brasileiro. Já na Argentina, a preocupação com a corrupção avançou onze pontos em apenas um mês, refletindo o ambiente político instável e denúncias envolvendo aliados do presidente Javier Milei.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay