Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Em vitória de Bolsonaro, Câmara aprova projeto que reduz penas pela trama golpista-lugardafinancas.com

Em vitória de Bolsonaro, Câmara aprova projeto que reduz penas pela trama golpista

Apesar do clima de tensão, parlamentares avançaram na votação da dosimetria das punições dos condenados por atentar contra o Estado Democrático de Direito. Texto foi levado ao plenário por Hugo Motta dois dias depois que Flávio Bolsonaro condicionou a retirada de sua candidatura a presidente à anistia de seu pai

Publicidade
Carregando...

A Câmara aprovou na madrugada desta quarta-feira o projeto de lei que altera o cálculo das penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto permite que crimes cometidos no mesmo contexto sejam tratados como concurso formal, o que reduz a pena final e pode levar à revisão de sentenças aplicadas pelo Supremo. A mudança cria precedente para beneficiar também futuros condenados pelos ataques às instituições. O placar foi de 291 a 148. O projeto segue para o Senado.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A vitória da oposição aconteceu dois dias depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) condicionou a retirada de sua candidatura ao Planalto à aprovação da anistia para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que iniciou o cumprimento da pena de mais de 27 anos de prisão, e para todos os condenados pela trama golpista. O plenário votou o projeto sob forte tensão, depois que a Polícia Legislativa retirou à força da mesa diretora o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que protestava contra o avanço do processo de sua cassação.

A retirada do deputado foi feita sem a presença da imprensa. A TV Câmara estava fora do ar e jornalistas foram agredidos pela Polícia Legislativa no Salão Verde. Apesar dos protestos da bancada governista, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) retomou a sessão depois da retirada do deputado.

A retomada da sessão ocorreu sob aplausos de parlamentares bolsonaristas à condução do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). Depois, em breve discurso, Motta limitou-se a dizer que determinaria investigação de “todo e qualquer excesso”. A sinalização era clara: pressionar por uma aparência de normalidade e avançar na votação das matérias do dia, apesar do clima ainda pesado no plenário.

Motta defendeu a atuação da Polícia Legislativa. Segundo ele, Glauber não desrespeitou apenas presidente, mas toda a Câmara. “Quando o deputado ocupa a cadeira da Presidência para impedir o andamento dos trabalhos, ele não desrespeita o presidente em exercício. Ele desrespeita a própria Câmara dos Deputados. A cadeira da Presidência pertence à República, à democracia, ao povo brasileiro. Nenhum parlamentar está autorizado a transformá-la em instrumento de intimidação ou desordem. Nenhum deputado é maior do que esta Casa. Mas esta Casa é maior do que qualquer extremismo”, afirmou.

Devedor contumaz
Antes de votar a dosimetria, o plenário aprovou por 436 votos a 2 o projeto que enquadra o devedor contumaz, de interesse do Planalto. A proposta define critérios nacionais para identificar empresas que utilizam a inadimplência tributária como prática reiterada, estabelece restrições administrativas e inclui esses contribuintes no Cadin. O texto preserva a versão do Senado e segue para sanção presidencial.

Tópicos relacionados:

reportagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay