
A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são empresas que registram informações pessoais, como nome e CPF, endereço, além de outros dados como dívidas atrasadas, cheques protestados e cheques roubados. Apesar de terem algumas diferenças, a intenção delas é a mesma: fornecer informações para lojas e bancos para dar mais segurança quando essas vendem a prazo, emprestam dinheiro ou fazem financiamentos. Saiba mais sobre esses órgãos de crédito e veja como ambos funcionam na prática.
Conheça a diferença entre Serasa e SPC
As duas empresas têm a mesma função: informar quem está com o nome sujo e dar outras informações importantes para as empresas que querem vender a prazo ou conceder empréstimos.
A Serasa recebe a maior parte das informações sobre quem tem dívida em bancos e instituições financeiras, ou seja, quem está com problemas para quitar empréstimos, financiamentos e dívidas no cheque especial. Já o SPC tem mais acesso aos dados de consumidores que devem no comércio e estão com pagamentos pendentes em lojas e estabelecimentos de todos os estados brasileiros. A partir dos dados encaminhados pelas associações formadas por lojistas, o SPC forma um banco de dados com o nome dos devedores.
Mesmo assim, quando você é negativado em uma delas, essa informação costuma ir para o banco de dados da outra empresa. Então, as principais diferenças entre a Serasa e o SPC estão relacionadas à criação e aos tipos de consulta do CPF. Confira!
O que é a Serasa Experian
Em 1968, a Serasa foi criada em uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Atualmente, ela pertence a uma empresa irlandesa chamada Experian e, por isso, seu nome no Brasil passou a ser Serasa Experian. Esta é uma das empresas avisadas quando você deixa de pagar uma dívida. Quando isso acontece, o consumidor recebe uma carta que informa sobre a negativação e, nesse caso, você terá 10 dias para resolver essa situação ou apresentar sua defesa.
É possível consultar seu CPF pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou pelo site da Serasa, sem pagar nada por isso. Com um simples cadastro utilizando o CPF e outras informações pessoais, o usuário consegue ver todas as suas dívidas pendentes que foram registradas na Serasa e solicitar a negociação dos débitos para limpar o seu nome.
O que é o SPC Brasil
O SPC é patrocinado pelas associações comerciais, especificamente as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Isso significa que o SPC, assim como a Serasa, vende aos lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão com o nome sujo. É uma forma de monitorar o histórico dos clientes e identificar os riscos de emprestar ou liberar serviços para os interessados.
Caso queira fazer a consulta online do CPF ou até mesmo de um CNPJ no SPC Brasil, é necessário pagar R$ 9,90 por cada consulta. A empresa também trabalha com outros planos que permitem verificar mais vezes a situação do CPF e demais informações sobre dívidas e empresas que consultaram os dados. O valor pode chegar a R$ 499,90.
O que é o SCPC
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços, é outra empresa que tem as informações sobre quem está endividado. Diferentemente do SPC, a Boa Vista SCPC permite que você consulte seu CPF gratuitamente pela internet.
Se você mora em São Paulo, não gasta nada se for a uma das agências do SCPC, que ficam nestes endereços:
- Rua Boa Vista, 62, Centro, São Paulo (SP).
- Rua Gabriela Mistral, 199, Penha, São Paulo (SP).
- Rua Mario Lopes Leão, 406, Santo Amaro, São Paulo.
- Rua Marechal Tito, 1.042, São Miguel Paulista, São Paulo.
Para quem está em outro estado, não tem jeito: a solução é fazer uma consulta do CPF online no site do SCPC.
Por quanto tempo o nome fica registrado nos órgãos de crédito?
Quem não paga a dívida fica com o nome na Serasa, SPC, ou SCPC por cinco anos a partir da data da negativação. Isso se a dívida não for paga antes. Depois de cinco anos, tanto a Serasa, quanto SPC e SCPC são obrigadas a tirar essa informação do cadastro e você pode continuar negativado apenas se contraiu novas dívidas.
As empresas poderão cobrar a dívida se não receber os pagamentos, mesmo após o período de cinco anos em que o nome do cliente ficou registrado nas listas. A melhor opção é tentar negociar as dívidas e limpar o seu nome o quanto antes para evitar maiores transtornos.
Como o nome é colocado nas listas do SPC e Serasa?
Quando você deixa de pagar uma dívida, o banco ou loja pode enviar essa informação para a Serasa e SPC Brasil de que você está inadimplente, ou seja, que está negativado. Essa informação fica disponível para qualquer empresa que contratar o serviço da Serasa ou SPC com o objetivo de descobrir se há a possibilidade de ter prejuízos ao liberar algum crédito e serviços para o interessado.