
Equipe médica nos EUA anuncia primeiro transplante de rim de porco a um paciente vivo
O paciente, um homem de 62 anos, está "se recuperando bem" da operação, realizada no sábado, informou o hospital em comunicado.
compartilhe
Siga noUma equipe de cirurgiões transplantou com sucesso pela primeira vez um rim de um porco geneticamente modificado para um paciente vivo, informou o Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, nesta quinta-feira (21).
O paciente, um homem de 62 anos, está "se recuperando bem" da operação, realizada no sábado, informou o hospital em comunicado.
Rins de porco já haviam sido transplantados em pessoas com morte cerebral.
28/02/2024 - 12:31 Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz Faustão 29/02/2024 - 09:45 Hipertensão e diabetes são as principais causas do transplante de rim 13/03/2024 - 12:00 Tratamentos contra queda capilar para quem não quer fazer transplante
As modificações genéticas são realizadas para reduzir o risco de rejeição.
Os médicos "me explicaram detalhadamente os prós e os contras do procedimento", disse o paciente, Richard Slayman, citado no comunicado.
"Eu vi isso como uma forma não apenas de me ajudar, mas também de dar esperança a milhares de pessoas que precisam de um transplante para sobreviver".
Mais de 100 mil pessoas aguardam um transplante de órgão nos Estados Unidos, principalmente de rim.
O campo dos xenoenxertos (transplantes de órgãos de animais para humanos) avançou rapidamente nos últimos anos.
Em setembro de 2021, cirurgiões do Hospital Langone, em Nova York, realizaram o primeiro transplante de rim de porco do mundo em uma pessoa com morte cerebral.