COMO VOCÊ FAZ?

Especialista revela melhor forma de colocar o papel higiênico no suporte

Posição do rolo de papel higiênico pode facilitar a proliferação de bactérias. Usar as duas mãos aumenta as chances de espalhar germes de uma mão para a outra

Publicidade
Carregando...

Existem dois tipos de pessoas no mundo: os que colocam o rolo de papel higiênico no suporte virado para frente – de modo que a ponta fique voltada para fora – e os que posicionam para trás, mais próxima da parede. Mas você sabia que existe uma forma ideal de alocar o item?

Primrose Freestone, professora de microbiologia clínica na Universidade de Leicester, no Reino Unido, esclareceu que a forma mais higiênica e eficaz é para trás. Vale destacar que isso contraria as imagens da patente original do produto, criado no século 19, que mostram o rolo na orientação para cima. 

"Na posição para trás, há menos probabilidade de contaminação do rolo inteiro", garantiu a especialista em conversa com o Daily Mail. De acordo com a professora, manusear o rolo de papel higiênico na posição para frente exige que o usuário use as duas mãos para extrair um pedaço depois de fazer suas necessidades. Uma mão é usada para segurar o rolo no lugar para que ele não fique girando para a frente e depositando muito papel, enquanto a outra pega o próximo pedaço.

“O método para trás permite que os usuários do banheiro prendam os papéis contra a parede do vaso sanitário e os arranquem com a mesma mão sem ter que tocar na parte externa do rolo. Usando apenas uma mão para coletar um pedaço, as chances de transferir bactérias das mãos para o papel higiênico e talvez vice-versa são reduzidas”, explicou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Enquanto isso, usar as duas mãos aumenta as chances de espalhar germes de uma mão para a outra. "Se alguém que se limpou, digamos, uma vez e as fezes penetraram nas camadas de papel higiênico e entraram em contato com a mão, a mão provavelmente direita que fez a limpeza provavelmente estará contaminada. Então, essa mão direita pode contaminar qualquer coisa que toque, à medida que o usuário do banheiro pega mais papel higiênico, que então dobra para limpar dois lenços, possivelmente tocando a mão esquerda ao fazer isso”, contrapôs.

A professora ressalta que, quando vamos ao banheiro, tocamos em vários itens contaminados por germes, desde a maçaneta até o assento e a tampa do vaso sanitário. "É por isso que é tão importante lavar as mãos depois de ir ao banheiro e também não comer, beber ou usar o telefone no banheiro", disse.

Tópicos relacionados:

bem-estar higiene sa-de saude

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay