EROSÃO E SENSIBILIDADE
Especialista traz 5 dicas para amenizar efeitos do álcool na saúde bucal
O consumo exagerado de de bebidas alcoólicas provoca uma série de distúrbios orgânicos, que refletem também na saúde bucal
Carregando...
24/06/2025 11:08
compartilhe
Siga nox
O excesso de consumo de álcool, aliás, pode levar a uma série de problemas dentais e gengivais, afetando não apenas a estética do sorriso, mas também a saúde geral da boca. “É verdade que o álcool possui alguns efeitos indesejados, especificamente na nossa saúde bucal”, explica a dentista Monique Pimentel.
A maior parte das bebidas alcoólicas têm alto grau de acidez, o que favorece a desmineralização do esmalte dentário, aumentando o risco de erosão e sensibilidade dentária. “O álcool também reduz o fluxo salivar, diminuindo a capacidade de neutralizar ácidos e ‘lavar’ a cavidade oral, o que facilita a formação da placa bacteriana e das cáries. E o acúmulo de bactérias é um dos causadores da halitose (mau hálito), principalmente devido à liberação de compostos sulfurados voláteis”, explica Monique.
Essa redução do fluxo salivar leva ao acúmulo da placa bacteriana, o que pode levar à gengivite ou mesmo à periodontite. Outro possível impacto é que o álcool é um fator de risco para o câncer de boca. Ele age como um irritante químico, danificando as células da mucosa oral e facilitando mutações que podem levar à formação de tumores.
Segundo o Ministério da Saúde, fumo e álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer da boca. “Quando combinados, o álcool potencializa os efeitos do tabaco, aumentando a permeabilidade das células da mucosa aos carcinógenos do cigarro”, explica Monique.
A especialista recomenda algumas ações para atenuar os impactos do álcool na saúde bcual. “A saída é beber bastante água nos dias seguintes para evitar a desidratação. Outras ações podem ajudar, como o uso de protetor labial para proteger de raios solares e rachaduras. E, especialmente considerando que estamos em um período de festas de pós-carnaval, a indicação é correr para o consultório do dentista ao sentir qualquer incômodo na boca”, orienta.
Dicas para amenizar os efeitos do álcool na saúde bucal
1. Adicionar gelo às bebidas pode reduzir sua acidez.
2. Enxaguar a boca com água após consumir certas bebidas ou alternar com copos de água ajuda a manter a boca hidratada e prevenir danos.
3. Mastigar chicletes sem açúcar estimula a produção de saliva, combatendo o mau hálito.
4. Repor líquidos com água após a higiene bucal noturna ajuda a manter a hidratação.5. Usar canudos reduz o contato das bebidas com os dentes, minimizando danos.
5. Usar canudos reduz o contato das bebidas com os dentes, minimizando danos.