Ursos de pelúcia e outros brinquedos macios são grandes acumuladores de ácaros, organismos microscópicos que podem agravar quadros de rinite alérgica, especialmente em crianças. Porém uma técnica simples tem ganhado destaque nas redes sociais:congelar os bichos de pelúcia.

Segundo especialistas, manter o item no freezer a uma temperatura de -18 °C por 24 horas ajuda a eliminar os ácaros e prevenir crises alérgicas. Veja como aplicar esse método em casa.

Por que os ácaros se acumulam nos bichos de pelúcia?

Bichos de pelúcia são feitos com tecidos porosos que acumulam poeira e umidade, o ambiente ideal para a proliferação de ácaros. Esses microorganismos se alimentam de restos de pele humana e adoram lugares quentes e abafados. Por isso, mesmo brinquedos aparentemente limpos podem esconder uma grande quantidade de alérgenos.

Como o congelamento elimina os ácaros?

Ao expor os bichos de pelúcia a temperaturas muito baixas, como as de um freezer doméstico (-18 °C), os ácaros são eliminados, já que não resistem ao frio intenso. O procedimento ajuda a reduzir significativamente a carga alérgica do brinquedo sem precisar usar produtos químicos ou lavagens frequentes.

Técnica caseira no freezer ajuda a tornar os brinquedos mais seguros para quem sofre com alergias respiratórias

Bebenjy de Getty Images Pro

Passo a passo: como congelar pelúcias da forma correta

Saiba como livrar seu bichinho de pelúcia dos ácaros em poucos passos:

  • coloque o bicho de pelúcia seco, em uma sacola plástica limpa e bem vedada,isso evita o contato com outros alimentos e conserva o brinquedo;
  • leve a sacola ao congelador e deixe por 24 horas a uma temperatura de -18 °C;
  • após o período, retire a pelúcia e deixe-a arejar à sombra por algumas horas antes de recolocar no ambiente da criança.

O procedimento não exige lavar o brinquedo antes de congelar. No entanto, uma lavagem posterior, se possível, pode reforçar a higiene.

compartilhe