“O que você se recorda da sua infância?”, pergunta a psicóloga Jonice Webb no livro “Negligência emocional: como curar as feridas da infância e melhorar sua relação com o mundo e com você mesmo”, da editora Harper Collins. A autora trata pacientes que sentem que falta algo em si mesmos, sem perceber que esse vazio está ligado à falta de acolhimento emocional na infância. Jonice deu a esse fenômeno o nome de negligência emocional, tema central da obra, que explora os reflexos disso na vida adulta.
Sentimentos de vazio, contradependência, dificuldades com disciplina, raiva e culpa são alguns dos comportamentos comuns em adultos que cresceram nesse contexto. Com tantos casos, e como não há duas histórias iguais, Jonice se uniu à psicóloga Christine Musello para apresentar casos clínicos que mostram ao leitor que ele não está sozinho e que muitas das dificuldades atuais têm origem nessa experiência. O livro também oferece ferramentas para identificar se houve negligência emocional na infância.
Ao contrário do que muitos imaginam, a negligência emocional não ocorre apenas em ambientes com pais autoritários, ocupados ou narcisistas. Jonice descreve 12 perfis de pais mais propensos a negligenciar as emoções dos filhos. A obra traz ainda exercícios práticos e reflexivos que ajudam o leitor a superar os impactos do desamparo. O objetivo não é culpar os genitores pelo sofrimento emocional, mas compreender que eles provavelmente também foram vítimas do mesmo ciclo. Afinal, não há manual infalível para a parentalidade e até pais bem-intencionados podem, de alguma forma, falhar no acolhimento emocional dos filhos.
A autora discute ainda a importância de romper o ciclo: oferecer aos próprios filhos aquilo que nunca se recebeu, promovendo mudanças que fortalecem a saúde emocional e as relações familiares. Esse processo exige autoavaliação e comprometimento. A edição conta também com um capítulo dedicado a psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde mental.
Serviço
•Livro: Negligência emocional
• Autora: Jonice Webb (com Christine Musello)
• Tradução: Beatriz Medina
• Editora: Harper Collins
• Páginas: 288
• Preço: R$ 59,90 (físico)
• Onde encontrar: harpercollins.com.br; Amazon