Reflexões sobre a finitude
compartilhe
Siga noCom uma sessão de autógrafos, Natália Marques lança em São Paulo seu novo romance, “Sete Centímetros”, obra finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus. A autora paulistana combina elementos de autoficção e realismo mágico para narrar a trajetória de Marcia, uma professora que, ao descobrir dois tumores no fígado, passa a reconstruir sua forma de enxergar o mundo, e a própria vida. O lançamento acontece nesta terça-feira (8/7), das 18h às 21h, na Livraria Martins Fontes Paulista.
A obra acompanha Marcia, seu filho Natanael, e sua mãe Amélia, revelando como o cotidiano da família é atravessado pela notícia do câncer. A relação entre mãe e filho se fortalece ao longo do tratamento, com Natanael tornando-se figura central na vida da protagonista. Com toques de realismo mágico, a morte surge como personagem, que conduz Marcia por uma jornada paradoxal de celebração da vida. “Acredito que essa seja uma maneira poética de tornar mais palpável o que não conseguimos explicar”, comenta Natália.
Dividido em duas partes, “A morte” e “A vida”, o livro convida o leitor a refletir sobre a finitude por meio de uma narrativa sensível e empática. “A morte é natural”, afirma Natália. “Todo ser vivo morrerá um dia, por isso temê-la talvez não seja o melhor caminho. O ideal é tratá-la como uma amiga, que chegará em determinado momento.”
Inspirado na vivência da autora com o câncer da mãe, o romance também marca uma virada em sua trajetória literária. “‘Sete Centímetros’ é o livro mais pessoal que escrevi até agora. Embora trate de temas densos, como a morte e o câncer, procuro abordá-los de maneira tranquila, como em uma conversa entre pessoas próximas”, explica a autora.
Serviço
•Livro: Sete Centímetros
• Autora: Natália Marques
• Editora: Flyve
• Páginas: 150
• Preço: R$ 49,90 (físico)
• Onde encontrar: https://flyve.com.br/inicio