Popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, os medicamentos com os princípios ativos liraglutida, tirzepatida e semaglutida (Mounjaro, Ozempic, Wegovy, Saxenda, Rybelsus e outros) revolucionaram o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. Mas apesar dos benefícios, esses fármacos podem causar perda de gordura e massa muscular facial, um efeito colateral que ficou conhecido como 'rosto de Ozempic'.
“O uso de canetas injetáveis sem acompanhamento médico e prescrição da dose correta promove um emagrecimento acentuado em um curto espaço de tempo, o que leva à perda de colágeno e coxins de gordura, responsáveis por dar sustentação e volume à face. O resultado é uma pele sem tônus e uma aparência envelhecida. A percepção visual é de que o rosto derreteu”, explica a dermatologista da Clínica da Pele, Ana Cristina Franco, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Leia Mais
A dermatologista reitera que nem todos os pacientes irão apresentar esse efeito indesejável. “Quem utiliza esses medicamentos de forma indiscriminada, sem recomendação médica e sem associar o tratamento à prática de atividade física e ao consumo de proteína magra, está sujeito a uma perda rápida e expressiva de peso, causando diminuição do volume facial e evidenciando rugas e linhas finas de expressão”, observa.
Algumas estratégias podem auxiliar no tratamento de alterações relacionadas ao ‘rosto de Ozempic’, como explica Ana Cristina Franco. “A dermatologia dispõe de tecnologias robustas que restauram o volume e a firmeza da pele. Podemos citar a radiofrequência monopolar Oligio X, os ultrassons micro e macrofocados Ultraformer MPT e Liftera 2, os lasers Fotona e de CO2 fracionado. São equipamentos que estimulam a produção de colágeno, promovendo sustentação e melhora da textura da pele”, afirma.
Outros procedimentos podem atuar na prevenção da perda de sustentação e volume da face. “Os bioestimuladores são substâncias injetáveis que estimulam a produção natural de colágeno ao atingir a camada mais profunda da derme. Em alguns casos, eles podem ser combinados com o ácido hialurônico para restaurar o volume do rosto”, diz a dermatologista.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia