SETEMBRO VERMELHO

Conheça os 5 exames essenciais para prevenir doenças cardiovasculares

Especialista alerta para a necessidade de prevenção, diagnóstico e tratamento adequado de doenças cardiovasculares

Publicidade
Carregando...

De acordo com o “Cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até o início de setembro de 2025 foram registradas mais de 285 mil mortes no Brasil em decorrência de problemas no coração e na circulação.

Isso significa que as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de óbito entre brasileiros, superando até mesmo o câncer. O Setembro Vermelho, mês de conscientização sobre a saúde cardiovascular, chama a atenção para a necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento médico regular.

Fator de risco

Entre os fatores de risco mais comuns está o colesterol elevado, considerado silencioso por não apresentar sintomas até que surjam complicações graves. “O colesterol alto leva à formação de placas de gordura nas artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos órgãos”, explica a cardiologista, Luciana Neiva, do São Marcos Saúde e Medicina Diagnóstica, da Dasa. 

Segundo Luciana, a maioria dos casos de dislipidemia, um distúrbio que causa alterações nos níveis de lipídeos (gordura) no sangue e aumenta o risco para infarto, AVC e outras complicações cardíacas graves – pode nunca apresentar sinais e sintomas, mesmo quando há alterações graves no perfil lipídico do paciente, exame que faz o diagnóstico do distúrbio.

Esse exame de sangue mede o colesterol total, LDL (ruim), HDL (bom) e triglicerídeos, podendo ser realizado sem a exigência do jejum na maioria dos casos.

A adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física regular e alimentação equilibrada, é fundamental. Mas a prevenção ganha força quando aliada a exames laboratoriais simples e acessíveis, que ajudam a detectar alterações ainda em fase inicial.

“Esses testes fornecem dados valiosos para médicos traçarem estratégias personalizadas de cuidado, reduzindo riscos de infarto e AVC. Por isso a importância de cada pessoa acompanhar junto ao médico de confiança eventuais alterações que possam ser tratadas precocemente”, reforça a especialista.

Confira os 5 principais exames de análise clínica recomendados para a prevenção de doenças cardiovasculares:

  1. Perfil lipídico - Colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL) e triglicerídeos: avalia o perfil de lipídios no sangue relacionados ao risco de entupimento das artérias.
  2. Lipoproteína(a): um marcador de risco cardiovascular determinado geneticamente e recomendado para ser avaliado ao menos uma vez na vida.
  3. Creatinina e ureia: avaliam a função renal, já que doenças nos rins podem estar associadas a problemas cardíacos.
  4. Glicemia de jejum e hemoglobina glicada: identificam alterações no metabolismo da glicose, importantes para diagnosticar e controlar o diabetes.
  5. Proteína C-reativa ultrassensível (PCR-us): marcador inflamatório que auxilia na avaliação de risco de eventos cardiovasculares.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
 

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay