NOVAS FUNCIONALIDADES

IA: ChatGPT terá controle parental e alertas para pais a partir de outubro

Medida está sendo implementada depois que a família de Adam Raine processou a empresa, afirmando que o chatbot deu dicas para o menino tirar a própria vida

Publicidade
Carregando...

A empresa americana de inteligência artificial OpenAI anunciou que lançará ferramenta de controle parental para o ChatGPT. A medida surge uma semana após um casal dos Estados Unidos processar a companhia, alegando que o chatbot teria incentivado o filho adolescente a cometer suicídio.

A família de Adam Raine, de 16 anos, acusa o chatbot de dar dicas para que o menino tirasse a própria vida. Segundo comunicado publicado no blog oficial da OpenAI, a partir do próximo mês os pais poderão vincular suas contas às de filhos adolescentes.

Com isso, será possível definir regras de comportamento, ajustar respostas de acordo com a idade e desativar recursos como memória e histórico de conversas. Além disso, o sistema enviará notificações de alerta quando detectar que o jovem está passando por “um momento de angústia aguda”.

De acordo com a OpenAI, os novos recursos terão três eixos principais:

  • Ajuste de respostas para se adequarem à idade do usuário;
  • Configuração de memória e histórico, permitindo que os pais ativem ou desativem recursos;
  • Notificações em tempo real, enviadas ao celular dos responsáveis, caso o sistema detecte interações que indiquem sofrimento psicológico.

Para habilitar, será necessário que o adolescente tenha 13 anos ou mais, e os pais deverão enviar um convite por e-mail para conectar as contas.

O chatbot analisará o conteúdo das conversas em busca de sinais de risco. Em caso positivo, enviará alertas aos responsáveis. A empresa afirma que o recurso será construído com a orientação de especialistas em saúde mental para garantir confiança entre pais e adolescentes.

A atualização será liberada em outubro, mas ainda não há informações sobre disponibilidade no Brasil nem sobre se o recurso estará acessível na versão gratuita ou apenas em planos pagos como Go, Plus e Pro.

Plano de segurança

A medida integra um plano de 120 dias anunciado pela OpenAI, que prevê parcerias com especialistas em saúde mental, transtornos alimentares e dependência química. O objetivo é ampliar as salvaguardas para adolescentes e outros grupos vulneráveis.

A companhia também destacou que seus modelos mais recentes, GPT-5 e o3, foram projetados para raciocinar de forma mais profunda antes de responder, reduzindo riscos de manipulação por prompts adversários.

O caso Adam Raine

A ação judicial foi apresentada por Matthew e Maria Raine, pais de Adam, em um tribunal da Califórnia. Eles afirmam que o ChatGPT desenvolveu uma relação íntima com o filho ao longo de meses, entre 2024 e 2025.

Na última conversa registrada, em 11 de abril de 2025, o chatbot teria ajudado o adolescente a roubar vodca da casa dos pais e fornecido informações técnicas sobre como tirar a própria vida. Adam foi encontrado morto horas depois.

“Quando uma pessoa usa o ChatGPT realmente sente que está conversando com algo do outro lado”, afirmou a advogada Melodi Dincer, que representa a família, em comunicado. Para ela, o anúncio de novos controles parentais é “genérico” e não responde de forma robusta às falhas de segurança.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O processo da família Raine não é o único episódio grave associado ao uso de assistentes de inteligência artificial. O norueguês Stein-Erik Soelberg usou um chatbot para validar delírios paranoicos antes de assassinar a própria mãe e cometer suicídio em seguida.

O que fazer em caso de ideação suicida?

  1. Busque ajuda profissional imediatamente - Procure um psicólogo, psiquiatra ou vá até um pronto atendimento;
  2. Ligue para um canal de apoio - o CVV (Centro de Valorização à Vida) é gratuito, sigiloso e está disponível 24 horas por dia. O número é 188;
  3. Não ignore os sinais - Ideação suicida é um sinal sério. Mesmo que pareça passageira, merece cuidado, acolhimento e tratamento;
  4. Lembre-se: você não está sozinho - Há saída, há tratamento e há pessoas dispostas a te ajudar a atravessar esse momento.

Tópicos relacionados:

chatgpt ia inteligencia-artificial mit

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay