Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Gato preto dá azar? Conheça as superstições mais curiosas do mundo-lugardafinancas.com
CULTURA

Gato preto dá azar? Conheça as superstições mais curiosas do mundo

A Sexta-feira 13 é só uma delas; veja uma lista de crenças e superstições de diferentes países, desde não cortar o cabelo à noite até o medo do número 4

Publicidade
Carregando...

A chegada da Sexta-feira 13 revive o debate sobre superstições que atravessam gerações. Cruzar com um gato preto, passar debaixo de uma escada ou quebrar um espelho são apenas alguns dos exemplos mais conhecidos no Brasil. Para muitos, essas crenças não passam de folclore, mas para outros, são avisos que devem ser levados a sério.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Contudo, essas crenças populares não são exclusivas da cultura ocidental. Em diferentes partes do mundo, costumes e medos moldam o dia a dia de muitas pessoas, com tradições que podem parecer bastante curiosas para quem não as conhece. Elas refletem a história e os valores de cada povo, mostrando como a busca por sorte e a aversão ao azar são universais.

Leia Mais

Crenças e costumes de diferentes países

  • O medo do número 4: Na China, Japão e Coreia do Sul, o número quatro é evitado a todo custo. A razão está na pronúncia: a palavra para "quatro" soa muito parecida com a palavra para "morte". Por isso, é comum que edifícios pulem o quarto andar e que as pessoas evitem o número em placas de carro ou telefones.

  • Gato preto, sorte ou azar?: Enquanto em grande parte do mundo ocidental o gato preto foi associado à bruxaria durante a Idade Média, em lugares como o Reino Unido e o Japão, ele é visto como um símbolo de boa sorte e prosperidade. Ter um em casa, para os britânicos, pode trazer boa sorte.

  • Bater na madeira: A tradição de bater na madeira para afastar o azar tem raízes antigas. Uma das teorias é que povos antigos acreditavam que árvores tinham poderes protetores. Tocar no tronco seria uma forma de pedir proteção. O costume se espalhou e hoje é praticado em vários países.

  • Não cortar o cabelo à noite: Em algumas culturas asiáticas e até mesmo em certas tradições brasileiras mais antigas, cortar o cabelo ou as unhas após o pôr do sol é desaconselhado. Acredita-se que isso pode atrair espíritos malignos ou trazer má sorte.

  • O balde vazio: Na Rússia, encontrar alguém carregando um balde vazio na rua é um mau presságio. Acredita-se que o encontro pode significar que seus esforços serão em vão ou que o dia será improdutivo. Segundo algumas versões dessa crença, para reverter a má sorte, alguns cospem por cima do ombro esquerdo.

    Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

sexta-feira-13

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay