No filme — uma cinebiografia do cantor Bob Dylan —, Norton, de 55 anos, interpreta o músico Pete Seeger.
Apesar do favoritismo estar do lado de Kieran Culkin ('A Verdadeira Dor'), Norton é um dos que podem surpreender no dia da premiação.
Edward Harrison Norton nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 18 de agosto de 1969.
Desde quando era criança, Norton já demonstrava interesse pela atuação. Aos oito anos, ele se matriculou na Orenstein's Columbia School for Teathrical Arts, onde participou do espetáculo 'Annie Get Your Gun'.
Após se formar na Universidade de Yale com um diploma em história, ele se mudou para Nova York para perseguir seu sonho de se tornar ator.
Sua estreia no cinema veio em 1996 com o filme 'As Duas Faces de um Crime', no qual interpreta um jovem acusado de assassinato. O trabalho já lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
Em 1999, Norton estrelou 'A Outra História Americana' e conquistou sua segunda indicação ao Oscar, dessa vez como ator principal.
'Clube da Luta' (1999 - foto), 'Frida' (2002), 'Dragão Vermelho' (2002), 'A Última Noite' (2002), 'O Incrível Hulk' (2008) e 'O Grande Hotel Budapeste' (2014) são outros filmes marcantes em que o ator trabalhou.
Por 'Birdman' ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de 2014, Norton recebeu sua 3ª indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Além de atuar, Norton também se dedica à produção e direção de filmes. Ele dirigiu 'Tenha Fé' (2000) e 'Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe' (2019), e produziu diversos outros longas, como 'O Vale Proibido' (2005) e 'O Despertar de Uma Paixão' (2006).
Norton também é ativista e apoia diversas causas. Ele é membro do conselho de administração da Enterprise Community Partners, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve moradias populares, e também apoia diversas outras instituições filantrópicas.
Ele é casado com a produtora Shauna Robertson desde 2012 e o casal tem dois filhos. O ator segue um perfil mais discreto e não costuma postar fotos da família nas redes sociais.
Em 2023, enquanto participava do programa de TV 'Finding Your Roots', do canal americano PBS, Edward Norton descobriu que é descendente de 12ª geração de Pocahontas.
O programa é conhecido por pesquisar a árvore genealógica de pessoas famosas.
Henry Louis Gates Jr., historiador e apresentador do programa, confirmou que o astro é realmente descendente da chefe indígena do século 17, cuja história se tornou uma lenda mundial.
'Isso faz você refletir que é um pequeno pedaço da história humana', comentou o ator, ao descobrir o parentesco.
Pocahontas foi uma nativa americana famosa por seu papel na história dos Estados Unidos. Nascida por volta de 1596, ela era filha do chefe Powhatan, lÃder de uma confederação de tribos na área que hoje é a VirgÃnia.
Ela é mais conhecida por supostamente ter salvado a vida do capitão inglês John Smith, que havia sido capturado por membros da tribo Powhatan.
Pocahontas morreu em março de 1617, em Gravesend, Inglaterra, provavelmente de uma doença como pneumonia ou tuberculose, antes de poder retornar à América.
No mesmo episódio, o ator também comentou sobre a descoberta de que seu trisavô era dono de escravos: 'É desconfortável [saber disso]. Não é um julgamento sobre a vida dele, mas sobre a história deste país, que precisa ser reconhecida'.