Flipar

Oscar 2025: gesto de Adrien Brody com chiclete gera críticas nas redes sociais


Flipar
flickr - Tabercil

Ao se dirigir para o palco, o astro de “O Brutalista” lembrou que mascava um chiclete e decidiu proceder de uma forma vista como inapropriada. Ele retirou a goma de mascar da boca e atirou para sua namorada, Georgina Chapman.

Chiclete, Goma de Mascar - Reprodução do Youtube Canal Access Hollywood

A postura de Brody, que já era dono de uma estatueta por “O Pianista”, em 2003, foi bastante criticada nas redes sociais. Alguns declararam que o ator deveria ter aproveitado o longo discurso que fez para se desculpar com Georgina.

reprodução/abc news

“A esposa de Adrien Brody acaba de ganhar o prêmio de Melhor Companheira e sua estatueta é um pedaço de chiclete mastigado pelo marido, que jogou nela enquanto subia as escadas para receber seu Oscar”, ironizou um usuário.

- Reprodução do Youtube Canal Access Hollywood

Para outra internauta, o gesto do ator nova-iorquino “foi mais chocante” que o tapa desferido por Will Smith em Chris Rock, na cerimônia de 2022.

Reprodução

Já outro preferiu satirizar a cena: “Prendam Adrien Brody por atirar chiclete na esposa no Oscar”.

Reprodução do Youtube Canal Access Hollywood

Você sabe como surgiu a goma de mascar? Veja a seguir essa e outras curiosidades sobre esse produto!

Reprodução de Youtube

Há registros dando conta que as civilizações Maia e Asteca recorriam a uma goma de árvore para produzir uma substância colante. Esses povos também mastigavam essa goma para dar refrescância ao hálito (na ilustração, um mascador asteca) .

Divulgação/Biblcioteca Medicea Laurenziana

Há, porém, suspeitas de que o chiclete pode ter origens milênios antes da era cristã. “Os exemplos mais remotos que temos da goma vêm da Mesopotâmia (foto), começando no ano 9 mil AC. Encontramos resíduos de chiclete de bétula em dentes de adolescentes da época”, declarou a arqueóloga Jennifer Mathew, autora do livro “Chicle: The Chewing Gum of the Americas” (“Chiclete, a goma de mascar das Américas”), em entrevista ao portal G1.

Imagem de Tuna Ölger por Pixabay

A primeira fábrica de chicletes dos Estados Unidos foi fundada em 1848, pelo empresário John Curtis. Porém, a goma, feita de resina da árvore de Picea, deixava um gosto amargo na boca e o produto não teve boa aceitação.

David Haberthür/Wikimédia Commons

O chiclete “vingou” de fato após a descoberta do chicle, seiva extraída de planta homônima. A produção da goma de mascar foi iniciativa do americano Thomas Adams. O fotógrafo é o 'pai do chiclete moderno'.

Divulgação

Adams tomou conhecimento do chicle durante a visita a Nova York do então presidente do México, Antonio López de Santa Ana (foto).

Domínio Público?wikimédia Commons

Após vender uma versão em formato de bolas cinzentas sem sabor, Adams criou uma goma com adição de açúcar, o que aumentou a aceitação do produto.

PPOC, Library of Congress/Wikimédia Commons

A popularização efetiva do chiclete, no entanto, foi obra do industrial William Wrigley Jr., fundador da William Wrigley Jr. Company. Ele vendia sabonetes e notou que os consumidores agiam positivamente quando havia um brinde, no caso chiclete, junto com o produto.

- Lusheeta/Wikimédia Commons

Nas décadas seguintes, a goma de mascar se popularizou a ponto de se tornar um produto escasso durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque ela fez parte da dieta dos soldados americanos para aliviar a tensão e se tornou um produto conhecido em outros países. Com o aumento desenfreado da demanda pelo chicle, passou a haver extração de substância acima do que as árvores produziam.

Reprodução de anúncios antigos

Diante desse desafio, a indústria encontrou uma alternativa nos chicletes sintéticos - produzidos com goma que contém derivados do petróleo.

Michael A. Dean/Wikimédia Commons

Na segunda metade do século 20, o chiclete desfrutou de sua maior popularidade, associado à rebeldia nas bocas de astros do rock e do cinema de Hollywood.

Reprodução de Youtube

Atualmente, o chiclete é produzido com poucos ingredientes. Entre eles está o açúcar e o xarope de glicose, responsável por dar a consistência pegajosa.

Reprodução de Youtube

Mas o item principal é mesmo a goma feita com resina sintética a partir de derivados do petróleo.

Divulgação

Açúcar, xarope de glicose e a goma-base são misturados em uma máquina chamada amassadora, que os transforma em uma massa. Em seguida, outra máquina dá forma ao produto, que será cortado e deixado em baixíssima temperatura para ganhar consistência.

Divulgação

Açúcar, xarope de glicose e a goma-base são misturados em uma máquina chamada amassadora, que os transforma em uma massa. Na etapa final, há a aplicação de corante para em seguida embalar o produto.

Divulgação

Mudanças de hábito, com dietas mais saudáveis, e a pandemia de Covid-19 afetaram a produção de chiclete nos últimos anos. No entanto, o produto segue presente em boa parte dos mercados mundiais.

Divulgação

Uma curiosidade sobre a goma de mascar: por muitos anos foi proibido mascar chiclete em Singapura, na Ásia, com punições pesadas a quem fosse flagrado desrespeitando a legislação. Recentemente, as regras foram abrandadas, mas a comercialização segue vetada - exceto em farmácias mediante prescrição médica.

Justin Lim Unsplash

Veja Mais