É que a instituição, que abriga artistas que precisam de ajuda, inaugurou um bistrô. E Marcos está incentivando as pessoas a visitarem o espaço.
Ele disse: 'Oi, gente. Estamos aqui no Bistrô do Retiro dos Artistas, e quero convidar vocês todos para tomar um café, tomar um chopp, comer uma refeição maravilhosa. Aí você vai encontrar pessoas ilustres, artistas renomados.'
Após idas e vindas, o ator Marcos Oliveira, enfim, passou a morar no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, em abril de 2025.
“Agora posso dormir tranquilo, seguro, com a Lolita, minha filha de quatro patas, feliz por saber que a Mel e a Preta, minhas filhas mais velhas, estarão bem também e em um espaço bom e feliz para elas, onde sempre poderei visitar”, afirmou Marcos Oliveira em sua página nas redes sociais.
Em fevereiro, o ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, chegou a comentar sobre a situação vivida por Marcos Oliveira.
“Várias vezes ele ia para lá, muitas vezes ele desistia, não queria ir”, lembrou Nercessian em entrevista para a coluna Gente, da revista Veja.
“Uma das características do Retiro, a primeira condição, é que as pessoas queiram ir para lá. Não tem ninguém lá que não esteja por livre e espontânea vontade. Coincidiu de ter uma vaga. Então, ele é muito bem-vindo”, completou.
Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas, disse que a casa destinada a “Beiçola” foi doada por Marieta Severo, que foi colega de elenco do ator na bem-sucedida série “A Grande Família”. A atriz costuma destinar recursos para construção de residências no local.
Ao jornal â??O Globoâ?, Rose Scalco, advogada e amiga de Marcos Oliveira, declarou que o ator sobrevive somente com a aposentadoria de um salário mÃnimo e ganhos por trabalhos eventuais, uma renda insuficiente para que ele pague aluguel.
Scalco contou que o ator sofreu duas ações de despejo e teve ajuda financeira das influenciadoras Deolane Bezerra e Martina Oliveira. No entanto, ainda assim ele precisou deixar o apartamento em que morava.
“Indo para o Retiro, ele vai ter todo o dinheiro da aposentadoria e dos trabalhos ocasionais para ele. E ainda vai ter o respaldo da instituição”, completou.
Rose Scalco ainda revelou que ela e outros amigos ajudam o ator com despesas essenciais. Segundo a advogada, a atriz e comediante Tatá Werneck, por exemplo, paga o plano de saúde de Marcos.
Em outubro de 2023, Marcos Oliveira causou comoção entre seus seguidores ao dizer que estava sem dinheiro até mesmo para a alimentação.
“Oi, gente, estou precisando muito de trabalho. Quero trabalhar porque preciso ter a minha dignidade de volta. Estou bem, melhorando (de uma cirurgia). Estou sem comer desde ontem. Por favor, me ajude”, suplicou.
Ao se sensibilizar com o apelo do ator, a advogada Deolane Bezerra foi visitá-lo e fez uma doação de R$ 50 mil para ele.
“A história dele vai muito além do que nós imaginamos. Ele não está nessa situação porque ele quer, ele foi vítima de várias coisas, mas estamos aqui para ajudar”, declarou a ex-participante de “A Fazenda” em vídeo postado nas suas redes.
Marcos Oliveira comentou a publicação com um agradecimento e esclarecendo que ficou em condições financeiras ruins por ter sido vítima de um golpe.
Localizado no bairro Pechincha, na zona oeste do Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe artistas em condições de vida precárias, com dificuldades financeiras ou sem suporte familiar.
Fundada há mais de cem anos (em 1918) pelo ator Leopoldo Fróes em parceria com o jornalista Irineu Marinho, a Casa dos Artistas - como também é chamada - é presidida pelo ator Stepan Nercessian e tem a atriz e cantora Zezé Motta no cargo de vice-presidente.
Atualmente, cerca de 50 pessoas são acolhidas no local, que tem uma estrutura completa, com piscina, biblioteca, cinema, teatro, salão de beleza e outras opções de entretenimento.
Nomes conhecidos já foram hospedados no local. É o caso da atriz Solange Couto, da cantora Leny Andrade, do comentarista esportivo Sérgio Noronha e do ex-goleiro Manga, ídolo de Botafogo e Internacional
Marcos Oliveira ficou célebre pela interpretação do personagem Beiçola em “A Grande Família”. A série estreou na Globo em 2001 e durou 14 temporadas. O último episódio foi ao ar em setembro de 2014.
O elenco contava ainda com Pedro Cardoso (Agostinho Carrara), Marco Nanini (Lineu), Marieta Severo (Dona Nenê), Lúcio Mauro Filho (Tuco), Guta Stresser (Bebel), Andréa Beltrão (Marilda), entre outros.