Imagens registradas por passageiros mostram o momento em que o incêndio começa e a tentativa desesperada de conter as chamas.
No vídeo, é possível ver que um dos passageiros sugere usar um casaco para tentar abafar as chamas, enquanto outro pede para jogar o cilindro para fora.
Segundo a Polícia Civil, o fogo começou após o vazamento de um maçarico no cesto.
O piloto, que é licenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tentou apagar o fogo com um extintor que falhou.
À medida que o balão se aproximou do solo em uma tentativa de pouso forçado, algumas pessoas conseguiram saltar, mas ele acabou subindo novamente conforme o peso foi diminuindo.
Quatro pessoas morreram ao saltar, e quatro foram carbonizadas. Tudo aconteceu em cerca de quatro minutos.
O piloto colaborou com as autoridades e os cinco sobreviventes hospitalizados já receberam alta.
A tragédia chocou moradores locais e pessoas que testemunharam o momento. Os voos de balão na região foram suspensos temporariamente.
A empresa Sobrevoar, responsável pelo passeio, afirmou seguir normas da Anac.
Segundo o órgão brasileiro, a prática do balonismo, considerada “atividade aerodesportiva”, é de alto risco.
Após o acidente, o Ministério do Turismo afirmou que pretende regulamentar o esporte no Brasil.
Quase na divisa com o Rio Grande do Sul, Praia Grande (SC) é um dos lugares mais famosos do Brasil para a prática do balonismo.
Conhecida por suas paisagens montanhosas e fluviais, a região ganhou fama por ter voos sobre os cânions dos Aparados da Serra, como o Itaimbezinho.
Outro lugar no Brasil onde se pratica balonismo é Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul.
A cidade é considerada a capital brasileira da atividade. Tanto que, por lá, se realiza anualmente o Festival Internacional de Balonismo, que atrai competidores e turistas do mundo todo.
Em Boituva, interior de São Paulo, diversas empresas oferecem voos regulares e passeios românticos de balão.
Outra cidade do RS famosa pela prática do balonismo é Cambará do Sul, uma das principais bases para visitar os cânions dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral.
Em São Lourenço, Minas Gerais, o passeio costuma sobrevoar paisagens que fazem parte do famoso Circuito das Águas.
O acidente de balão em Santa Catarina foi o segundo no intervalo de uma semana no Brasil. No dia 15/07, uma mulher morreu e 11 pessoas ficaram feridas após um balão com 35 pessoas cair em uma área rural de Capela do Alto, no interior de São Paulo.