Flipar

Históricas, turísticas e praianas: como são as cidades que têm sido afetadas na guerra Irã x Israel


Flipar
Montagem/Unsplash

Diversas cidades históricas e importantes para os dois países têm sido duramente afetadas pela guerra. Conheça mais sobre elas!

Reprodução/TV Globo

Tel Aviv, Israel: Com mais de 460 mil habitantes, é o centro financeiro e tecnológico de Israel e a cidade mais cosmopolita do país.

nemo frenkel/Pixabay

Tel Aviv também é conhecida por sua vibrante vida noturna, praias urbanas, museus de arte moderna e por ser um polo de startups.

Adam Jang/Unsplash

Beersheba, Israel: Tem cerca de 212 mil habitantes. É a capital do deserto de Neguev e um importante centro universitário e tecnológico.

Wikimedia Commons/Yonatan Dodin

Ramat Gan, Israel: Parte da área metropolitana de Tel Aviv, a cidade é conhecida pelo seu centro de diamantes e diversos parques. Tem pouco mais de 170 mil habitantes.

Wikimedia Commons/Someone35

Em condições normais, Ramat Gan tem como característica ser uma mistura entre zonas residenciais, áreas verdes e edifícios comerciais.

Wikimedia Commons/ Ynhockey

Bat Yam, Israel: Cidade costeira colada a Tel Aviv com mais de 127 mil habitantes.

Wikimedia Commons/Gilabrand

Destino popular entre famílias e turistas, Bat Yam tem belas praias e vinha passando por um processo de modernização urbana antes da guerra com o Irã.

Wikimedia Commons/ Ynhockey

Haifa, Israel: Com uma população de cerca de 550 mil pessoas, Haifa é a terceira maior cidade de Israel, localizada no norte, junto ao mar Mediterrâneo.

Mony Misheal/Unsplash

A cidade costuma ser um exemplo de boa convivência entre judeus e árabes e sede dos Jardins Bahá’í, Patrimônio da Humanidade.

Wikimedia Commons/????? ???? ??????

Com população majoritariamente árabe-muçulmana, é uma cidade mais residencial, com economia local baseada em comércios e serviços.

Domínio Público

Teerã, Irã: Capital do Irã e maior cidade do país, com mais de 9 milhões de habitantes.

Max Salogni - Flickr

Teerã é um centro político, econômico e cultural do Irã, com universidades, museus e grandes avenidas.

Unsplash/Milad Fakurian

Karaj, Irã: São aproximadamente 1,6 milhão de habitantes em Karaj, que fica localizada no oeste iraniano, próxima à fronteira com o Iraque.

Wikimedia Commons/Civilaut

Karaj é famosa por ser uma cidade amigável aos imigrantes. É cercada por importantes sítios arqueológicos, como o da Idade do Bronze de Tepe Khurvin e Kalak da Idade do Ferro.

Wikimedia Commons/TELLURIDE 749

Hamadan, Irã: Erguida em torno de 3.000 a.C, é uma das cidades mais antigas do Irã e do mundo. Tem mais de 550 mil habitantes.

Flickr - Dr. Nasser Haghighat

Abriga as ruínas e tumbas históricas da Antiga Ecbátana, capital do Império Medo, considerado o primeiro império iraniano da história.

Flickr - ninara

Rasht, Irã: Composta por mais de 680 mil habitantes, Rasht é a capital da província de Gilan, no norte do Irã.

Unsplash/Abodi Dl

Rasht fica localizada próxima ao Mar Cáspio, e tem uma forte tradição culinária e cultural, herdada dos persas.

Wikimedia Commons/Arosha-photo(Reza Sobhani)

Veja Mais