Trata-se do quadro 'Retrato de Ferdinando de Medici' , que o artista plástico Anton Domenico Gabbiani fez em 1712 para retratar o príncipe da Toscana.
A Galeria Uffizi foi criada em 1581 em Florença, Itália, por ordem de Francesco I de Medici para abrigar os escritórios administrativos e sua coleção de arte.
A galeria é uma das maiores atrações culturais da Itália, recebendo cerca de dois milhões de visitantes ao ano.
Seu acervo reúne obras-primas do Renascimento e outras escolas europeias e asiáticas, sendo referência mundial em arte.
Localiza-se às margens do rio Arno e hoje é um dos museus mais famosos do mundo. Veja algumas obras de arte muito importantes que estão na Uffizi.
“A Sagrada Família” de Michelangelo Buonarroti, datada de 1506, no estilo renascentista, apresenta uma cena religiosa com vigor escultural nas figuras. É a única obra do artista sobre madeira ainda preservada.
“A Anunciação” de Leonardo da Vinci, feita por volta de 1472, no estilo renascentista, mostra o momento em que o anjo anuncia à Virgem Maria sua missão. A obra destaca-se pela precisão dos detalhes e uso da perspectiva.
“Baco” de Caravaggio, criado em 1597 no estilo barroco, representa o deus do vinho em cena naturalista. A obra se destaca pela intensidade da luz e representação do corpo jovem.
A “Primavera” de Sandro Botticelli, criada por volta de 1482, no estilo renascentista, representa uma alegoria da fertilidade e do amor com figuras mitológicas. A obra encanta pelo equilíbrio e simbolismo das formas.
â??Retrato de uma jovemâ? de Hans Memling, do fim do século XV no estilo flamengo, mostra uma dama com traços delicados. A obra impressiona pela riqueza dos tecidos e expressão serena.
“Maestà di Ognissanti” de Giotto di Bondone, de cerca de 1310, no estilo gótico, representa a Virgem entronizada cercada de anjos e santos. A obra se destaca pela solidez das formas e nova concepção do espaço.
“Retrato do Sultão Mehmed II” de Gentile Bellini, de 1480 no estilo veneziano, apresenta o líder otomano com nobreza e dignidade. É um marco do encontro cultural entre o Ocidente e o mundo islâmico.
Retrato do Duque de Urbino e da Duquesa” de Piero della Francesca, feito por volta de 1472 no estilo renascentista, representa o casal em perfil. É célebre pelo equilíbrio geométrico e refinamento.
“Retrato de Eleonora de Toledo” de Agnolo Bronzino, de cerca de 1545, no estilo maneirista, apresenta a duquesa com seu filho em trajes suntuosos. É admirada pelo requinte e simbologia do poder.
“A Adoração dos Magos” de Gentile da Fabriano, criada em 1423 no estilo gótico internacional, representa os reis magos ofertando presentes ao Menino Jesus. Destaca-se pela riqueza dos detalhes e uso de ouro.
A Adoração dos Magos, de Domenico Ghirlandaio, foi criada entre 1485 e 1488 no estilo renascentista e mostra os Reis Magos homenageando o Menino Jesus. O cenário tem rica arquitetura e personagens vestidos com trajes da Florença da época.
'A Anunciação', de Lorenzo di Credi, criada em 1480, é uma arte do Renascimento italiano que retrata o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria sua missão divina. A obra destaca-se pelo uso da perspectiva e pela serenidade das figuras em cenário arquitetônico detalhado.
“A Madona com o Menino e Santos” , de Filippo Lippi, de cerca de 1445, no estilo renascentista, apresenta a Virgem com o Menino em um ambiente calmo. Destaca-se pela delicadeza das expressões e equilíbrio da composição.
“A Coroação da Virgem” ,de Fra Angelico, criada por volta de 1435 no estilo renascentista inicial, mostra Cristo coroando Maria em uma cena celestial. A obra é admirada pela harmonia das cores e serenidade das figuras.