Tiro Esportivo - A medalha de ouro de Guilherme Paraense nos Jogos de Antuérpia-20 foi a primeira do Brasil na história olímpica.
Atletismo - Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro campeão olímpico do Brasil nas pistas, em Helsinque-1952. Quatro anos depois, em Melbourne-1956, ele repetiu a dose e tornou-se bicampeão no salto triplo.
Atletismo feminino - Nos Jogos de Pequim-2008, Maurren Maggi alegrou o Brasil com o inédito ouro no salto triplo.
Vela - A terceira modalidade que mais deu muitas medalhas ao Brasil viu o país pela primeira vez no topo do pódio nos Jogos de Moscou-1980. A primazia foi da dupla Marcos Soares e Eduardo Penido, na classe 470.
Vela feminina - Martine Grael e Kahena Kunze faturaram o ouro na Rio-2016 e repetiram a dose em Tóquio-2021. Assim, são bicampeãs da classe 49er FX.
Judô - Na modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas olímpicas, o primeiro ouro veio em Seul-1988, com Aurélio Miguel na categoria até 95 kg.
Judô feminino - Nos Jogos de Londres-2012, Sarah Menezes escreveu seu nome na história olímpica ao se tornar campeã olímpica na categoria até 48 kg.
Vôlei de praia - Na primeira edição com a modalidade na programação, em Los Angeles-1996, a dupla brasileira Sandra e Jaqueline levou o ouro.
Vôlei de praia masculino - Em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel venceram a dupla Bosma e Herrera, da Espanha, e conquistaram a medalha dourada.
Vôlei - A Seleção Brasileira masculina colocou o país no mapa da elite da modalidade nos Jogos de Barcelona-1992. Na final, a geração de Marcelo Negrão, Tande, Giovani e cia. bateu a Holanda.
Vôlei feminino - Em Pequim-2008, a Seleção Brasileira conquistou o título olímpico ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 1 na decisão. Quatro anos depois, a equipe foi bicampeã, em Londres.
Hipismo - Nos Jogos de Atenas-2004, o cavaleiro Rodrigo Pessoa faturou a medalha de ouro na prova individual dos saltos.
Natação - O Brasil chegou ao topo uma única vez na modalidade. A façanha foi de César Cielo, que em Pequim-2008 foi campeão olímpico dos 50 metros livre.
Maratona aquática - Nos Jogos de Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã olímpica e entrou para a história.
Ginástica artística - A primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade foi de Arthur Zanetti, nas argolas, em Londres-2012.
Ginástica artística feminina - Rebeca Andrade obteve o feito inédito ao conquistar o título nos saltos, em Tóquio-2020. Ela é a atleta brasileira - somando homens e mulheres - com mais medalhas olímpicas. São dois ouros, três pratas e um bronze.
Boxe - Robson Conceição foi o primeiro pugilista brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio. Ele conquistou o ouro na categoria até 60 kg dos Jogos do Rio de Janeiro-2016.
Futebol masculino - A Seleção Brasileira alcançou o sonhado ouro em 2016, no Rio de Janeiro, ao vencer a Alemanha na final, nos pênaltis, no Maracanã. Em Tóquio-2020 veio o bicampeonato, desta vez com vitória sobre a Espanha.
Surfe - A modalidade estreou nos Jogos de Tóquio-2020 e o Brasil faturou de cara o título com o surfista potiguar Ítalo Ferreira.