Pedro foi um dos apóstolos de Cristo e o primeiro papa da Igreja. Ele era pescador e é tido como o guardião das chaves do céu, símbolo de sua autoridade espiritual.
São Pedro foi martirizado em Roma durante a perseguição aos cristãos no século I. Segundo a tradição, ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como Jesus.
Veja agora, além de Pedro, uma lista de Santos que estão entre os mais populares e com mais devotos no Brasil.
São João Batista - Celebrado em 24 de junho, o homem que batizou Jesus Cristo é conhecido como símbolo de renovação e fé no batismo.
Santo Antônio. Celebrado em 13 de junho, é conhecido como o “santo casamenteiro” e invocado para causas amorosas, proteção do lar e ajuda aos pobres.
Seu pãozinho é tido como amuleto para ter sempre comida em casa. E suas festas fazem parte das tradicionais celebrações juninas em várias regiões do país.
São Francisco de Assis Celebrado em 4 de outubro, é o padroeiro dos animais, da ecologia e da simplicidade. Seu exemplo de humildade e amor à natureza inspira muitos brasileiros.
São Jorge Comemorado em 23 de abril, é popular especialmente no Rio de Janeiro. Representa a coragem e a proteção espiritual, sendo cultuado também nas religiões afro-brasileiras.
Santa Rita de Cássia Celebrada em 22 de maio, é conhecida como a santa das causas impossíveis. Sua vida de sofrimento e perdão a tornou símbolo de fé e perseverança.
São Sebastião Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, sua festa é em 20 de janeiro. Mártir cristão, é invocado contra doenças e por proteção espiritual, com forte devoção popular.
Santa Luzia Comemorada em 13 de dezembro, é padroeira da visão e invocada para curas nos olhos. Sua imagem com os olhos numa bandeja é amplamente reconhecida pelos devotos.
São José Celebrado em 19 de março, foi o pai adotivo de Jesus e é padroeiro dos trabalhadores. É um dos santos mais tradicionais e respeitados pela igreja católica no Brasil.
São Benedito Sua festa é celebrada em 5 de outubro em muitas regiões, embora o dia litúrgico seja 4 de abril. É um símbolo da fé do povo negro e associado à simplicidade e caridade.
São Miguel Arcanjo Comemorado em 29 de setembro, é considerado o protetor contra o mal e líder dos anjos. É muito invocado em orações de libertação e proteção.
Santa Teresinha do Menino Jesus Comemorada em 1º de outubro, é padroeira das missões e muito amada no Brasil. Sua “pequena via” de santidade, baseada em simplicidade e amor, conquistou fiéis no mundo inteiro.
São João Bosco Celebrado em 31 de janeiro, é o padroeiro da juventude e fundador dos salesianos. Dedicou sua vida à educação de jovens pobres e marginalizados, unindo fé, ensino e afeto.
Santo Expedito Sua festa é em 19 de abril e ele é conhecido como o santo das causas urgentes. É muito popular no Brasil e invocado por quem precisa de respostas rápidas ou ajuda imediata.
São Judas Tadeu Celebrado em 28 de outubro, é conhecido como o santo das causas impossíveis e desesperadas. Foi um dos doze apóstolos de Jesus e sua devoção é muito forte no Brasil, com igrejas lotadas em seu dia.
São Cristóvão Celebrado em 25 de julho, é o padroeiro dos motoristas e viajantes. Segundo a tradição, carregou o menino Jesus nos ombros ao atravessar um rio, tornando-se símbolo de proteção nas estradas.
As diversas manifestações de Maria a Santa Mãe de Jesus, também têm muitos devotos por todo o Brasil. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do país.
Outras manifestações Marianas muito populares são N.S. das Graças (foto), N.S. de Lourdes e N.S. de Fatima.