Segundo a colunista Fabíola Reipert, do portal R7, a atriz teve um acesso de estrelismo ao se recusar a fazer refeição com figurantes e ainda pediu que um segurança a mantivesse distante de abordagens durante o almoço.
A situação teve uma repercussão negativa entre colegas de profissão. Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artista, manifestou-se sobre o caso em entrevista ao site Metrópoles.
“Eu repudio qualquer tipo de estrelismo. Vi muitas colegas extremamente estrelas. Era um fofo em cena, mas maltratava figurante e se recusava até a tirar foto com criança”, declarou Gross.
Hugo Gross também fez crìticas à Globo: “O culpado disso não é nem o ator, é a emissora. Porque a Globo deixar isso acontecer é uma falta de respeito e de princípio. Os figurantes são muito importantes, são artistas, precisam deles sempre para montar uma cena. O sindicato vai proteger essa classe.”
Em nota oficial, a Rede Globo defendeu Sophie Charlotte e declarou que as “informações não procedem”, negando que ela tenha se portado de forma prepotente com figurantes.
Filha do cabeleireiro brasileiro José Mario da Silva e da bióloga alemã Renate Wolf, a atriz e bailarina Sophie Charlotte nasceu no dia 29 de abril de 1989 em Hamburgo, na Alemanha.
Com apenas sete anos de idade, ela se mudou com a família para o Brasil, onde iniciou sua trajetória artística com aulas de balé clássico, jazz e sapateado. Naturalizada brasileira, a atriz tem um irmão mais novo chamado Angelo.
Ela é formada pela escola de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, e fez sua estreia na televisão na série adolescente “Malhação”, em 2004, despontando como um dos talentos de sua geração.
Nos anos seguintes, ela acumulou trabalhos em novelas como “Páginas da Vida”, de 2006, “Caras e Bocas”, de 2009, “Ti Ti Ti”, de 2010, e “Fina Estampa”, de 2011.
Na sequência, vieram “Sangue Bom”, de 2013, “O Rebu”, de 2014, “Babilônia”, de 2015, além das séries “Os Dias Eram Assim”, de 2017, e “Ilha de Ferro”, de 2018.
Em 2022, ela interpretou a perfumista cega Maíra na novela “Todas as Flores”, um papel que rendeu a Sophie Charlotte o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão no ano seguinte.
A novela mais recente com Charlotte exibida pela Globo foi o remake de “Renascer”, em 2024, no papel da ex-modelo Eliana Vieira.
No cinema, Sophie Charlotte atua desde 2012. Em 2023, ela interpretou a cantora Gal Costa na cinebiografia “Meu Nome e Gal”.
Ela também participou do longa internacional “O Assassino”, com direção de David Fincher, em que contracenou com astros de Hollywood como Michael Fassbender e Tilda Swinton.
Recentemente, Sophie também passou a se dedicar à carreira musical. Em parceria com o violonista e compositor Tom Veloso, filho de Caetano Veloso, ela se apresentou em shows em capitais brasileiras e está gravando o seu primeiro EP.
Ela também participou do álbum do rapper Xamã, com quem manteve um relacionamento entre 2024 e 2025. Neste último, apresentou-se ao lado das atrizes letícia Colin e Dira Paes.
Ela também cantou em dois especiais de fim de ano de Roberto Carlos, exibido pela TV Globo, em 2014 e 2024.
Entre 2015 e 2024, Sophie Charlotte foi casada com o ator Daniel de Oliveira, com quem teve um filho, Otto, que nasceu em 2016.
Antes, entre 2010 e 2013, ela se relacionou com o também ator Malvino Salvador.