Esses bancos são criados pelo acúmulo de sedimentos (areia, cascalho, lodo) transportados por correntes de água, ventos ou ondas.
Essas formações podem ser temporárias, aparecendo e desaparecendo com as marés e condições climáticas, ou mais permanentes.
Alguns bancos de areia são tão grandes e estáveis que se tornam verdadeiras ilhas, abrigando ecossistemas únicos e até mesmo assentamentos urbanos. Veja alguns exemplos!
Banco de areia de Sable Island, Canadá: Localizado no Oceano Atlântico, ao sul da Nova Escócia, é conhecido como a “Ilha dos Náufragos”, por conta dos mais de 350 naufrágios registrados.
O local também é conhecido por abrigar uma população selvagem de cavalos e por ter tido uma única moradora, Zoe Lucas, que vive há mais de 40 anos sozinha na ilha.
Whitsunday, Austrália: Localizado em Queensland, próximo à Grande Barreira de Corais. É frequentemente visitado por barcos e excursões, por conta das suas águas rasas cristalinas.
A Whitehaven Beach, famosa por sua areia branca de sílica quase pura, é formada por depósitos em bancos de areia.
Ponte de Adão, entre o Sri Lanka e a Índia: Com cerca de 48 km de comprimento, esse banco de areia é famoso por ser muito perigoso para embarcações que cruzam o local.
Banco de Arguim, Mauritânia: Parte do Parque Nacional Banco de Arguim, este banco de areia é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1989.
O local é conhecido por ser uma importante rota migratória de milhões de aves vindas da Europa, Sibéria e Groenlândia.
Sandbanks, Inglaterra: Conhecida como uma das áreas mais exclusivas e caras do mundo, Sandbanks é uma península que se projeta no Porto de Poole e no Canal da Mancha.
A faixa de areia tem cerca de 1 km de extensão e conta com uma praia frequentemente premiada.
O local começou a ser habitado em 1872 e hoje abriga cerca de 9.200 moradores.
Areia Vermelha, Brasil: Localizado na Paraíba, esse banco de areia forma uma ilha temporária próximo à Praia de Camboinha e surge durante a maré baixa.
O fenômeno revela um solo arenoso de tons avermelhados e piscinas naturais. Se tornou um atrativo turístico muito procurado na Paraíba.