21/7 – Ozzy Osbourne O cantor britânico morreu aos 76 anos em Londres, em decorrência de complicações neurológicas. Lendário vocalista do Black Sabbath e ícone do heavy metal, revolucionou o gênero com seu estilo ousado. Sua carreira atravessou décadas, marcada por polêmicas e genialidade.
20/7 – Preta Gil A cantora e apresentadora brasileira faleceu aos 50 anos no Rio de Janeiro, após longa luta contra um câncer no intestino. Filha de Gilberto Gil, teve carreira marcada pela irreverência, empoderamento e ativismo. Sua morte causou forte comoção nacional.
3/7 – Michael Madsen O ator norte-americano morreu aos 67 anos em Nevada, em um acidente de carro. Famoso por seus papéis em filmes de Quentin Tarantino, como Cães de Aluguel e Kill Bill. Com sua voz rouca e presença intensa, tornou-se um ícone cult do cinema.
2/7 – Julian McMahon O ator australiano faleceu aos 56 anos em Los Angeles, vítima de um aneurisma cerebral. Ganhou fama mundial com papéis em Nip/Tuck e Charmed, além de atuar em filmes da Marvel. Foi o Doutor Destino no Quarteto Fantástico. Era conhecido por seu carisma e versatilidade.
19/6 – Francisco Cuoco O ator brasileiro morreu aos 90 anos em São Paulo, de causas naturais. Protagonista de grandes novelas da TV Globo, como Selva de Pedra e O Astro, marcou época com sua elegância e talento dramático. Foi um dos maiores galãs da TV brasileira.
14/6 – Bira Presidente O sambista e fundador do Fundo de Quintal faleceu aos 77 anos no Rio de Janeiro, após parada cardíaca. Símbolo do pagode carioca, foi referência no pandeiro e na identidade rítmica do grupo. Deixou legado profundo na história do samba brasileiro.
9/6 – Sly Stone O músico norte-americano morreu aos 82 anos em Los Angeles, em decorrência de falência hepática. Líder da banda Sly and the Family Stone, foi um dos pioneiros do funk psicodélico e da soul music. Influenciou gerações com seu som revolucionário e engajado.
23/5 – Sebastião Salgado O fotógrafo brasileiro faleceu aos 81 anos em Paris, após um AVC. Reconhecido globalmente por retratar a dignidade humana em meio à adversidade, como em Trabalhadores e Êxodos. Ganhou dezenas de prêmios e também foi um ativista ambiental com o Instituto Terra.
13/5 – José Mujica O ex-presidente do Uruguai morreu aos 89 anos em Montevidéu, vítima de câncer no esôfago. Conhecido por seu estilo austero e pensamento progressista, ficou mundialmente admirado por sua simplicidade. Liderou o país entre 2010 e 2015 com foco em justiça social.
13/5 – Divaldo Franco O médium e orador espírita faleceu aos 97 anos em Salvador, devido a complicações respiratórias. Reconhecido internacionalmente por sua atuação humanitária e espiritual, publicou mais de 250 livros psicografados. Foi um dos maiores divulgadores do espiritismo no Brasil.
1/5 â?? Nana Caymmi A cantora brasileira morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro, após falência múltipla dos órgãos. Dona de voz marcante, brilhou na MPB com interpretações intensas e emocionais. Filha de Dorival Caymmi, teve carreira consagrada por sua autenticidade e força artÃstica.
24/4 – Lúcia Alves A atriz brasileira faleceu aos 89 anos em São Paulo, de causas naturais. Atuou em novelas, filmes e no teatro, sendo lembrada por seu talento e elegância. Teve carreira sólida desde os anos 1950 e foi uma das pioneiraa na dramaturgia televisiva nacional.
21/4 – Papa Francisco O pontífice argentino morreu aos 88 anos no Vaticano, após agravamento de uma infecção respiratória. Primeiro papa latino-americano, seu papado foi marcado pela simplicidade, diálogo inter-religioso e defesa dos pobres. Deixou legado de humanidade e reformas na Igreja.
13/4 – Mario Vargas Llosa O escritor e Nobel de Literatura peruano faleceu aos 88 anos em Madri, vítima de insuficiência cardíaca. Autor de obras como A Guerra do Fim do Mundo e Conversa na Catedral, foi referência da literatura latino-americana. Também teve forte atuação política.
1/4 – Val Kilmer O ator norte-americano morreu aos 65 anos em Los Angeles, após longa luta contra o câncer de garganta. Conhecido por filmes como Top Gun, The Doors e Batman Forever, foi um astro versátil de Hollywood. Sua batalha contra a doença emocionou o público.
29/3 – Richard Chamberlain O ator norte-americano morreu aos 91 anos em Palm Springs, de causas naturais. Ícone da TV nas décadas de 1960 a 1980, brilhou em Dr. Kildare, Shogun e Pássaros Feridos. Também atuou no teatro e no cinema com grande prestígio internacional.
21/3 – George Foreman O ex-boxeador e empresário norte-americano faleceu aos 76 anos em Houston, após um infarto. Bicampeão mundial dos pesos-pesados e medalhista olímpico, virou símbolo de superação e longevidade no esporte. Também ficou famoso por sua linha de grelhadores elétricos.
4/3 – Affonso Romano de Sant’Anna O poeta, cronista e ensaísta brasileiro morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia. Foi uma das grandes vozes da literatura e da crítica cultural do país. Teve atuação marcante na imprensa, na academia e na poesia contemporânea.
26/2 – Michelle Trachtenberg A atriz norte-americana morreu aos 39 anos em Los Angeles, vítima de overdose acidental. Conhecida por papéis em Buffy, Gossip Girl e Ice Princess, foi um rosto familiar da TV nos anos 2000. Sua morte levantou debates sobre saúde mental em Hollywood.
24/2 – Roberta Flack A cantora e pianista norte-americana morreu aos 87 anos em Nova York, após longa batalha contra ELA. Imortalizada por sucessos como Killing Me Softly, foi uma das grandes vozes do soul e R&B. Ganhadora de vários Grammys, marcou gerações com sua sensibilidade musical.
18/2 – Gene Hackman O ator norte-americano, de 94 anos, foi encontrado morto em casa e a data da morte é estimada. Tinha Alzheimer. Vencedor de dois Oscars, brilhou em Operação França, Os Imperdoáveis e Mississippi em Chamas. Foi um dos grandes nomes do cinema dos anos 1970 a 1990.
28/1 – Marina Colasanti A escritora e jornalista ítalo-brasileira morreu no Rio de Janeiro aos 86 anos, após um AVC. Autora premiada, destacou-se por suas crônicas, contos e obras infantojuvenis, como “Uma ideia toda azul”. Foi voz ativa na literatura feminista e cultural brasileira.
19/1 – Léo Batista O jornalista e locutor esportivo morreu aos 92 anos em São Paulo, de falência múltipla dos órgãos. Uma das vozes mais marcantes da televisão brasileira, foi pioneiro do Globo Esporte e referência na cobertura de Copas do Mundo. Seu legado atravessa gerações do jornalismo esportivo.
16/1 – David Lynch Aos 78 anos, o cineasta norte-americano morreu em Los Angeles após complicações cardíacas. Ícone do cinema surrealista, ficou conhecido por obras como Twin Peaks, Eraserhead e Mulholland Drive. Sua estética única influenciou gerações de cineastas no mundo todo.