Os brasileiros são reconhecidos por seu espírito empreendedor. E as pesquisas confirmam tal opinião: nos últimos 10 anos, o número de pessoas que abriram seu negócio próprio no país cresceu 44%, e a tendência é aumentar, principalmente pelo surgimento do programa MEI (Microempreendedor Individual), criado pelo Governo Federal, o qual desburocratiza e facilita a obtenção de crédito e ferramentas para as vendas, tais como máquinas de cartão de crédito.
Mas será que é vantajoso empreender? Confira 5 motivos que confirmam esta decisão.
1- Independência
Ter o seu próprio negócio o torna totalmente independente e único responsável pelas decisões de sua empresa. Diferente de quanto se trabalha para terceiros, o empreendedor define as estratégias e caminhos a seguir.
2- Horários flexíveis
Manter uma rotina flexível talvez seja um dos maiores atrativos de quem pensa em abrir seu próprio negócio. Apesar de ser uma realidade – afinal, você é dono do seu tempo – é preciso ir com calma.
Liderar um negócio significa dedicar 100% de si a todos os processos do empreendimento, desde a implantação do negócio (contratação e treinamento de funcionários, conciliação bancária, que é o controle de pagamentos e recebimentos, incluindo cartão de crédito) à análise de faturamento.
3- Promover a geração de empregos
Melhor ainda é colaborar, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento da sociedade. Abrindo um negócio próprio é possível gerar empregos e garantir o futuro de famílias que, muitas vezes, dependerão exclusivamente deste montante para sustento. Vale salientar ainda que empreender significa contribuir com o crescimento da economia do país.
4- Escolha dos parceiros
Com o poder de decisão nas mãos, o empreendedor tem a possibilidade de escolher, pessoalmente, todos os componentes de sua equipe. Assim, é possível trabalhar ao lado dos colaboradores que realmente fazem a diferença no processo. Como empregado, tal possibilidade é nula: o funcionário é obrigado a se inserir em uma equipe e, de qualquer forma, atingir os resultados esperados pela organização.
5- Aprendizado contínuo
A decisão de abrir o próprio negócio implica em processos contínuos de aprendizagem e capacitação. Ao contrário do que acontece quando se trabalha para terceiros, o empreendedor não executa as mesmas tarefas diariamente. Cada dia traz um novo desafio, e também uma nova possibilidade.