O Hospital da Baleia foi representado no V Congresso de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI) por dois trabalhos, um deles premiado com o primeiro lugar na categoria Pesquisa Científica. O trabalho foi conduzido durante a pandemia, com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados em Unidade de Terapia Intensiva, relacionando o agravamento de casos de COVID-19 com focos dentários como doenças gengivais e infecções dentárias.
Leia mais
Coordenado por Juliana Grossi, cirurgiã-dentista do Baleia, o trabalho vencedor estudou especificamente a “Pneumonia Associada ao Uso de Ventiladores Mecânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)” em pacientes com COVID-19. O estudo revela que pacientes com a saúde bucal debilitada tinham mais riscos de pneumonia e outras complicações durante o período de internação, devido a facilitação de entrada de bactérias oportunistas no trato pulmonar.Segundo Juliana, o resultado alerta para a importância de se pensar e praticar uma constante conscientização a respeito dos cuidados bucais, como prática efetiva de saúde básica. “O trabalho com os pacientes internados com COVID-19 foi mais um alerta para que as pessoas se atentem à saúde bucal. O descuido pode acabar ocasionando agravamento do quadro de saúde como um todo”, explicou.
Leia também: Dentista alerta sobre os 5 sinais do diabetes que surgem na boca.
Leia também: Dentista alerta sobre os 5 sinais do diabetes que surgem na boca.
Uso de laser em feridas bucais
Coordenado por Juliana Grossi, cirurgiã-dentista do Baleia, estudo mostrou que casos de COVID-19 com focos dentários, como doenças gengivais e infecções dentárias, eram agravados
(foto: Marlon Marques/Divulgação)“Receber essa premiação e o reconhecimento nacional pelo que fizemos durante a pandemia nos dá muito orgulho. Foi um período crítico, enfrentando uma doença obscura ainda, no qual conseguimos ajudar a produzir conhecimento e melhorar os cuidados com os pacientes que mais necessitavam, evitando a perda de muitas vidas”, relatou Juliana.
Leia também: Cuide da sua boca: cinco motivos para ir ao dentista a cada seis meses.
Leia também: Cuide da sua boca: cinco motivos para ir ao dentista a cada seis meses.
O congresso, em Vitória, Espírito Santo, teve a apresentação de 80 pesquisas e estudos de caso de todo o Brasil. O Hospital da Baleia conta, além da odontologia e de outras 32 especialidades clínicas, com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI), que promove a busca de novas descobertas e inovações dentro do hospital.