Ontem, falei aqui que excesso de água faz mal ao organismo. Claro que ninguém bebe seis litros em 30 minutos, como no caso que contei, só mesmo em competição. Mas fica a dúvida: qual é a quantidade máxima de água que devemos ingerir diariamente?


Naiwen Hu, especialista em medicina tradicional chinesa, diz não há resposta padrão para esta pergunta. A quantidade de água que cada um bebe deve ser ajustada com base na constituição física da pessoa, condições climáticas e hábitos de vida. Em vez de perseguir cegamente um número fixo, é mais importante ouvir as necessidades do corpo.

 


Há um “alarme de água” corporal, chamado osmorreceptores, que monitora constantemente a concentração sanguínea. Quando ela está muito alta, o cérebro envia o sinal de sede, e beber água fornece a hidratação de que o corpo realmente precisa.


O estilo de vida diário afeta a ingestão de água. Você passa o dia todo em ambiente com ar-condicionado? Se exercita? Transpira muito? Esses fatores afetam diretamente a quantidade de água de que nós precisamos.

 


Hu explica que a maneira mais fácil de a pessoa saber se está desidratada é observar a cor da urina. Se estiver clara e incolor, há consumo excessivo de água. Amarelo-claro é ideal, indicando hidratação adequada e metabolismo normal. De amarelo-escuro a laranja indica desidratação, o que requer reidratação imediata.


Urina laranja-escura ou marrom pode indicar problemas no fígado ou metabólicos. Beber apenas água pode não ser suficiente, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Porém, a cor da urina também é afetada pela dieta. Comer beterraba ou tomar vitaminas do complexo B pode fazer com que ela fique avermelhada ou amarelada.


Portanto, determinar a desidratação requer avaliação completa. Não entre em pânico com uma única mudança de cor.


A primeira urina amarelada pela manhã é normal. Geralmente, é apenas o resultado de uma noite sem hidratação. Com hidratação adequada, a cor desaparecerá gradualmente.


Hu afirma que diferentes constituições requerem quantidades diferentes de água. Pessoas de constituição quente, propensas a suar e com boca seca, têm maior necessidade de água. Quem tem constituição fria, mãos e pés frios ou diarreia frequente não deve beber água em excesso. O exagero pode danificar o baço e os rins.


Hu enfatiza a importância do primeiro copo d'água de cada dia, chegando a chamá-lo de “água que salva vidas”. Após uma noite inteira de sono, o corpo fica levemente desidratado. O sangue tem menos fluido, é mais concentrado, com maior viscosidade. Ao mesmo tempo, a pressão arterial aumenta naturalmente nas primeiras horas da manhã, e o risco de ataque cardíaco ou derrame é estatisticamente maior logo após acordar.


Beber um copo de água morna pela manhã ajuda a afinar o sangue, melhorar a circulação e reduzir o aumento matinal do risco cardiovascular. Também estimula estômago e intestinos a iniciarem o metabolismo diário.

 


A desidratação não afeta apenas o corpo, pode levar à diminuição da agilidade mental e ao humor deprimido. Estudos descobriram que perder 2% do peso corporal em água prejudica as habilidades cognitivas, especialmente a atenção, a função executiva e a coordenação motora. Portanto, é importante você se hidratar corretamente.

compartilhe