Um fato que tem assustado os mais velhos é os jovens encararem o casamento como algo descartável. Separam-se por motivos supérfluos, bobos até. Como se não quisessem aprender a viver com o outro, lidar com as diferenças.
Agora, o que tem surpreendido mesmo é o aumento de divórcios de casais com mais de 50 anos. O chamado “divórcio grisalho” está reformulando os tradicionais conceitos de casamento e envelhecimento. A separação na terceira idade é reflexo de mudanças profundas na sociedade e no comportamento humano.
Leia Mais
O casamento foi criado como união para a vida inteira, sustentada por expectativas culturais e religiosas. As gerações mais velhas cresceram no contexto em que o casamento era visto como instituição inquebrantável. A separação era considerada um fracasso, muitas vezes rejeitada pela sociedade. As últimas décadas trouxeram profundas transformações em relação ao casamento, ao papel da mulher na sociedade e ao conceito de felicidade.
A emancipação feminina, a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e a evolução das normas sociais sobre individualidade e liberdade trouxeram novos paradigmas. Com isso, mulheres e homens sentem que já não precisam se submeter a convivências insatisfatórias, sobretudo quando a aposentadoria e o tempo livre oferecem novas perspectivas de felicidade.
A maior expectativa de vida tem papel importante nisso. Com mais anos pela frente, muitos casais passam a questionar a qualidade de sua rotina. É muito atraente a possibilidade de novas experiências com mais liberdade e felicidade.
Parte significativa das pessoas que optam pelo divórcio na terceira idade é movida pelo desejo de buscar vida mais plena e menos sacrificada. O fato de estar casado por tanto tempo não é razão suficiente para o casal permanecer junto, principalmente quando o amor e a cumplicidade já não existem de forma tão intensa quanto no início da relação.
Há casais que não sabem como viver a dois depois que os filhos saem de casa. Na terceira idade, muitas pessoas começam a se reconectar consigo mesmas de maneira mais profunda. A aposentadoria pode ser oportunidade para fazer viagens, aprender hobbies ou até mesmo se envolver em novos relacionamentos. Aplicativos de namoro vêm sendo usados sem preconceito.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O “divórcio grisalho” é resposta a uma série de mudanças sociais, emocionais e culturais. A decisão de romper longos casamentos é sinal de que as pessoas estão mais dispostas a priorizar a própria felicidade, independentemente da idade. O divórcio na terceira idade, portanto, é expressão da transformação de uma sociedade que, mais do que nunca, preza pela liberdade individual e pela busca de uma vida mais plena, com ou sem companhia.
