Bertha Maakaroun
Bertha Maakaroun
Jornalista, pesquisadora e doutora em Ciência Política
EM MINAS

Atingidos por barragens

Projeto aprovado na Câmara e em tramitação no Senado propõe instituir marco temporal para os processos de indenização das vítimas do crime ambiental

Publicidade

Mais lidas

O governo federal trabalha para manter, no Senado Federal, o texto do Projeto de Lei 2.788/2019, já aprovado pela Câmara dos Deputados, que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens. A informação é do deputado federal Zé Silva (Solidariedade), o primeiro a assinar a matéria, em 2019, ao lado de outros 11 deputados e ex-deputados federais mineiros, no contexto do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. “Esse foi um dos 12 projetos propostos pela comissão externa que acompanhou a tragédia”, afirma o deputado, que presidiu a comissão.

Marco temporal

O projeto está na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, sob a relatoria do senador Eduardo Gomes (PL/TO). Emenda do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), acatada em projeto substitutivo, propõe instituir marco temporal para os processos de indenização. “Se o texto for alterado, terá de voltar à Câmara dos Deputados, o que poderá dificultar muito a aprovação”, diz Zé Silva. “O governo poderá propor políticas públicas para atender as pessoas atingidas por barragens; haverá clareza dos direitos das pessoas atingidas; e os empreendedores terão previsibilidade do tipo de indenização e compensações que terão de oferecer aos atingidos”, afirma. 

Leia também na coluna de hoje da Bertha:

 

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

brasil brumadinho minas-gerais senado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay