AM
Angela Mathylde
COMPORTAMENTO E SAÚDE MENTAL

Adaptação escolar é desafiadora e requer compromisso dos professores e pais

Crianças enfrentam esses desafios, assim como adolescentes e jovens também experimentam sentimentos, como ansiedade, angústia e medo com novas experiências

Publicidade

Mais lidas

O início do ano sempre apresenta mudanças significativas para pais e filhos. O período letivo se inicia com a fase de adaptação a uma nova rotina e demandas. Para muitas crianças, essa transição é um desafio, especialmente entre aquelas que estão indo à escola pela primeira vez.

A adaptação não se limita apenas ao ambiente escolar; no entanto, é nesse contexto que se torna mais marcante. Cada estudante lida com essa situação de maneira única. A fase da creche ou pré-escola costuma ser especialmente difícil devido ao novo ambiente, à ausência dos pais e ao contato com desconhecidos.

Entretanto, não são apenas as crianças pequenas que enfrentam esses desafios. Jovens e adolescentes também experimentam sentimentos - ansiedade, angústia e medo ao encarar novas experiências -, como o início do ensino fundamental, uma nova série, turma ou escola.

 

Mulher clara, de cabelos escuros e compridos, trajando blusa clara de frio, debruça-se sobre o caderno do filho, jovem claro, de óculos e cabelos lisos, apontando um exercício escolar

Mãe acompanha filho em atividade escolar em casa, auxiliando na adaptação dele com a volta às aulas

Pexels

 



Durante esse processo desafiador, é fundamental fornecer aos professores as ferramentas e recursos necessários para apoiar os alunos de forma eficaz. Nesse sentido, a metodologia CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem) surge como uma solução inovadora.

A metodologia CDRA não apenas identifica e apoia alunos que necessitam de reenquadramento educacional mas também oferece aos professores orientações personalizadas sobre como lidar com os desafios da adaptação curricular. Por meio de avaliações digitais e intervenções específicas, a metodologia CDRA capacita os educadores a atender às necessidades individuais, garantindo que cada um alcance seu potencial máximo de aprendizagem.

Lembre-se: embora a adaptação escolar possa ser complicada, é uma fase passageira. Investir na formação dos professores e na implementação de metodologias, como a CDRA, pode fazer toda a diferença para tornar esse processo mais suave e eficaz. Afinal, as crianças têm uma incrível capacidade de se adaptar e florescer.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay