(UOL/FOLHAPRESS) - Chico Buarque, 80, passou por uma cirurgia neurológica, nesta terça-feira (03), no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O QUE ACONTECEU
Procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer. A informação foi confirmada a Splash pela assessoria de imprensa do artista.
É um pequeno procedimento, que já estava programado. Não foi emergência. Foi um pequeno procedimento para aliviar a pressão intracraniana.
Leia Mais
Hospital Copa Star deve divulgar boletim médico nas próximas horas. O artista passa bem, ficará internado devido à idade, mas com previsão de alta nos próximos dias.
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A pressão intracraniana, ou PIC, é a pressão no interior dos ossos do crânio, incluindo também o cérebro e o fluido cérebro-espinhal. Os médicos de Chico identificado uma pequena elevação na PIC por meio de um exame e recomendaram a cirurgia.
A elevação da PIC pode acontecer por um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal - e que pode danificar esses órgãos ao pressionar estruturas importantes e restringir o fluxo sanguíneo na região.
Chico Buarque passou por uma cirurgia na coluna, em 2021, para cuidar de um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula, além de ter feito uma artroscopia no joelho direito, em 2023, devido ao desgaste da articulação.
O cantor e compositor foi o convidado especial de Gilberto Gil no show "Tempo Rei", no domingo (1º), na Marina da Glória, na capital fluminense. Os dois cantaram "Cálice", música composta pela dupla para o show "Phono 73", no Anhembi, em São Paulo, realizado em 11 de maio de 1973.