Um pouco antes de “Vale tudo” estrear no final de março, Alexandre Nero, de 55 anos, listou alguns traços de seu Marco Aurélio na trama de Manuela Dias. Ele chamou o empresário de “ambicioso, autoritário, cafajeste, sem filtro, sem noção, machista e grosseiro”.
Leia Mais
Talvez Nero tenha se esquecido de algumas características fundamentais da personalidade do personagem: ele é extremamente sedutor. E tem um baita senso de humor. Essas cartas escondidas na manga foram sendo mostradas aos poucos e, assim, Marco Aurélio transformou-se no vilão que ninguém consegue odiar na novela das 21h da Globo.
Carisma
Nero concorda que, no imaginário popular, o Marco Aurélio de 2025 seria mais cruel do que o de 1988, interpretado por Reginaldo Faria.
“Era isso que se esperava, né? O mundo mudou e as relações pessoais ficaram mais duras. Só que a Manuela resolveu não fazê-lo tão terrível, e aí surge esse cara carismático, sensível e sedutor”, analisa.
O ator vai além: “Sedução não tem a ver só com homem e mulher. Tem a ver com fascínio, com encantamento... Os picaretas são extremamente sedutores. Quem vai dar dinheiro para um cara que não é sedutor, né? Políticos são supersedutores.”
O ator afirma rejeita a pecha de vilão, dizendo que Marco Aurélio se dá a chance de aprender e mudar. “A dramaturgia brasileira já passou essa fase infantojuvenil, sabe? Essa coisa de vilão ou mocinho. O que estamos querendo mostrar são as humanidades, as pessoas normais que têm seus maus lados e seus bons lados”.
- Bebê reborn chamada Amelie entra para o elenco de 'Vale tudo'
- ‘Vale Tudo’ registra recorde de audiência com novos personagens
- 'Vale tudo': atrizes tiveram aulas de etiqueta para interpretar personagens
Se, por um lado, Marco Aurélio maltrata os funcionários e desvia dinheiro da empresa em que trabalha, por outro, é atencioso e carinhoso com a sobrinha e afetuoso com a namorada (ex do primo, diga-se de passagem), após ela revelar que com ele teve o primeiro orgasmo.
Nero explica: “O trabalho do ator é defender o personagem. O juiz é o público, e eu sou o advogado. A minha defesa é fazer com que as pessoas gostem deste cara. Se quiserem que o odeiem, é com a Manuela (risos).”
Líder do cangaço
Alexandre Nero também pode ser visto em “Guerreiros do Sol”, gravada em 2023. Exibida no canal Globoplay Novelas (antigo Viva), é também atração da plataforma de streaming Globoplay.
Na trama criada por George Moura e Sérgio Goldenberg, livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita, o ator paranaense interpreta Miguel Ignácio, líder do bando de cangaceiros.
“Ele é um cara bom que mata gente. Ele é bom ou ruim? A gente volta à dualidade do vilão e do mocinho, né? O mundo não é feito de mocinhos e vilões. As pessoas boas também têm os seus maus lados”, defende o ator.
“Ele é um homem reto, sem meias palavras, que enxerga em Josué (Thomás Aquino), que nunca tinha sido violento até a morte do pai, um homem apto a ser o líder. Um sucessor”, afirma Nero.