Diz o ditado que não se mexe em time que está ganhando. Mas a contratação de reforços é sempre bem-vinda, para buscar mais e melhores resultados. A 12ª edição do Festival Sensacional segue essa lógica. A abertura, nesta sexta-feira (27/6), terá shows de Caetano Veloso e do projeto JAH-VAN, do músico e produtor Eduardo Bid. Entre as atrações do sábado (28/6) estão BaianaSystem, Marina Sena, Zeca Pagodinho, Boogarins e Iza, entre outros.
Leia Mais
No Parque Ecológico da Pampulha, a estrutura não difere muito do que se viu em edições anteriores, mas a programação está mais “parruda”, de acordo com Gabriel Assad, um dos sócios da Híbrido, produtora responsável pela realização do Sensacional.
Caetano Veloso chega a BH com o que tem chamado de “show de festival”, com repertório classificado por ele como “energético”, executado junto da jovem banda que o acompanhou na turnê “Meu coco”.
“Canto canções fortes da minha história, muitas que não vinha cantando há tempos”, disse ele em entrevista recente ao Estado de Minas.
A outra atração da noite de abertura é a derivação tardia do álbum “JAH-VAN”, que traz a obra de Djavan executada em levadas jamaicanas – reggae, ska, rocksteady, dub, ragga –, interpretada por Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Zeca Baleiro, Ivete Sangalo, Zélia Duncan e Criolo, entre outros.
Lançado no final de 2018, só agora o disco chega aos palcos, debutando no Sensacional. Idealizador do projeto, Bid conta que chegou a montar banda e ensaiar o repertório em 2019, com vistas a estrear o show no ano seguinte. Porém, o projeto foi abortado pela chegada da pandemia.
Namoro antigo
A formação que sobe ao palco esta noite traz Céu, Assucena e Chico César – os dois últimos cantaram no álbum, respectivamente, as músicas “Açaí”, com Zélia Duncan, e “Nem um dia”.
“Não daria para ter no palco todo mundo que canta no disco por questões de agenda, então resolvemos abrir”, explica Bid sobre o convite a Céu, que tem namoro antigo com o reggae.
A ideia nasceu de um lampejo, quando Bid conversava com o músico e produtor Fernando Nunes. “Me veio, de repente, o nome JAH-VAN. Fernando pegou o violão e na mesma hora começamos a ver o que de Djavan funcionava nos ritmos jamaicanos”, recorda.
Bid traz a BH o show com repertório do álbum lançado em 2018
Dois dias depois, Bid se encontrou com Arnaldo Antunes na rua, por acaso. Falou da ideia e o ex-Titãs aderiu imediatamente. O mesmo ocorreu com Fernanda Abreu e Chico César.
“O projeto foi tomando corpo. A cada artista que ia entrando, ficava mais fácil convidar o seguinte. Todos aceitaram com grande alegria. Fã de Djavan é o que não falta, todos o adoram”, ressalta. Ele conta que o homenageado ouviu o trabalho pronto e ficou emocionado.
Gabriel Assad diz que a abertura do 12º Sensacional segue a receita das edições anteriores, apostando em figuras referenciais da MPB.
“No ano passado, tivemos Djavan e Xande de Pilares cantando Caetano, então quisemos fazer uma espécie de inversão, quase uma brincadeira, trazendo agora o próprio Caetano, desejo antigo nosso, e o projeto que presta tributo a Djavan. Queríamos manter esta linha de grandes nomes da MPB”, diz.
De acordo com ele, a noite de abertura atrai público mais velho, ao passo que a programação de sábado mira audiência mais jovem. Amanhã, vão se apresentar Marina Sena, Iza, BaianaSystem, Marina Sena, Boogarins, Duquesa, Melly, Letrux, Augusta Barna, Maurício Tizumba, Forró Red Light e o projeto eletrônico mineiro Baile Room.
O sábado terá também Zeca Pagodinho, veterano do samba, e a cantora Evinha, estrela da Jovem Guarda que os jovens vêm redescobrindo por meio de músicas sampleadas pelo rapper BK.
FESTIVAL SENSACIONAL
• Nesta sexta (27/6), das 17h às 23h, com Caetano Veloso e projeto JAH-VAN: Bid, Chico César, Céu e Assucena.
• Sábado (28/6), das 13h às 23h, com Zeca Pagodinho, Iza, BaianaSystem, Marina Sena, Evinha, Boogarins, Duquesa, Melly, Letrux, Augusta Barna, Maurício Tizumba, Forró Red Light e o projeto eletrônico mineiro Baile Room.
• Parque Ecológico da Pampulha, (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111, Pampulha
• Ingressos a partir de R$ 260 (meia) e R$ 280 (ingresso social), à venda na plataforma Shotgun, com várias opções de combos
• Informações: @festivalsensacional