Casa Branca oferece arte de graça para o público no fim de semana
Festival cultural terá 20 atrações de hoje a domingo (11 a 13/7), com programação voltada para o lazer e o fortalecimento dos laços comunitários
compartilhe
Siga noCriado em 2019, após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o Festival de Arte e Cultura de Casa Branca – Casa Branca Fest chega à terceira edição, de hoje a domingo (11 a 13/7). Teatro, dança, performances, contação de histórias, intervenções, exposições e rodas de samba e chorinho fazem parte da agenda.
As atividades gratuitas se concentrarão na Praça São Sebastião e na Galeria Cabra, espaço cultural aberto por artistas locais.
Leia Mais
O evento é coordenado pela bailarina, diretora e coreógrafa Dudude Herrmann, pelo artista, designer e curador Fred Paulino e pela especialista em moda e cinema Thais Mol, moradores de Casa Branca.
A abertura será nesta sexta (11/7), às 18h, na Praça São Sebastião, com circo, dança e cortejo com ijexá comandado pelo grupo Xequeridas, formado por mulheres com foco no estudo percussivo. Será revelada a Cabra Alegórica, símbolo do festival produzido pelas arte-educadoras Beatriz Leite e Ângela Andrade.
Coordenadora do Instituto Cabra, Thais Mol conta que o evento surgiu para proporcionar “um respiro” à comunidade abalada com a tragédia de Brumadinho “Eu, Fred e Dudude fizemos o primeiro festival com todas as atrações gratuitas, ninguém recebeu nada. Pudemos ver e sentir o quanto a cultura faz falta”, diz, referindo-se à cultura inclusiva e abrangente.
“O que se vê muito são shows e música. Mas palhaçaria, teatro, contação de histórias, samba e roda de chorinho são ações de arte que a gente não consegue colocar dentro de um elemento só”, comenta. Thais também cita as mesas da artista Thereza Portes e as performances de Odacy Oliveira, que subirá em árvores.
“A pessoa vem até a Galeria Cabra, vê uma performance e volta para a praça. Tem toda uma circulação gostosa pelo território”, ressalta Thais Mol.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Infelizmente, Casa Branca, hoje, é um lugar onde as pessoas chegam, entram no restaurante, comem e vão embora. Ninguém caminha pelo local”, diz ela. Durante o festival, haverá discussões sobre a ocupação do território de Casa Branca.
A Galeria Cabra conta com memorial, além de receber exposições. “Temos uma sala com fotos de Casa Branca, mostrando que este lugar tem história. Afinal, a vila faz parte da Rota do Ouro e da Estrada Real”, comenta Thais. O festival também é provocação, com discussões sobre os impactos da mineração sobre a comunidade.
Esta edição reunirá 20 atrações. “Teremos o Grupo Trampulim, que fará invasão de palhaçaria; o Grupo Girino, com os teatrinhos individuais; a música do Marcos Frederico Quarteto; e a “Mesa de Theresa”, ação da artista plástica Thereza Portes que fala do espírito comunitário”, informa.
“Haverá também as muralistas Clara, Fênis e Mari Pacheco, porque temos a ideia de deixar um legado. A ação será na praça, no muro de um restaurante”, adianta Thais Mol.
3º CASA BRANCA FEST
Desta sexta-feira (11/7), às 18h, a domingo (13/7), às10h, na Praça São Sebastião e Galeria Cabra, em Casa Branca, Brumadinho. Entrada franca. Veja a programação completa no Instagram do evento.
ATRAÇÕES
SEXTA (11/7)
. Praça São Sebastião
18h: Cortejo com a Cabra Alegórica (Beatriz Leite e Ângela Andrade); circo e dança (Cey Mendez, Edu de Souza, Letícia Oliveira, Paola Ferrara e Veruschka Pachano); cortejo musical (Nete Barros, Coletivo Toca e Crianças do Instituto Casa de Davi); cortejo “Nas batidas do Ijexá” (Xequeridas).
. Galeria Cabra
19h: Exposição “Outono”, de Clara Valente; instalação “Terra território”, com Reibatuque; mostra de videodança; vivência musical “Despertai”, com Madhava; festa com DJ Cercano.
SÁBADO (12/7)
. Praça São Sebastião
10h: Pintura mural (Clara Valente, Fênix e Mari Pacheco); performance caminhada “O método vagabundo”, com Marcelo Castro; contação de histórias, com Gustavo Gaivota; performance “Si-Pó”, com Odacy Oliveira.
12h: Minifestival de teatro lambe lambe, com Grupo Girino.
15h: “A invasão de palhaços”, com Grupo Trampulim.
16h: Roda de samba, com Artur Pádua.
. Galeria Cabra
10h e 18h: “Os bens e o sangue – Poemas de Drummond”, com Teatro em Aberto.
19h: “Antrópodes”, teatro com Fabio Costa e Luciana Lanza.
DOMINGO (13/7)
. Praça São Sebastião
10h: Pintura mural com Clara Valente, Fênix e Mari Pacheco; intervenção “Mesa de Thereza”, com Thereza Portes.
10h30: Intervenção urbana “Parquear bando”, com Thembi Rosa e convidados.
12h: Roda de choro com Marcos Frederico Quarteto.
. Galeria Cabra
11h: Espetáculo “Os bens e o sangue – Poemas de Drummond”, com Teatro em Aberto.