'O assassinato do ator Rafael Miguel' estreia em 31 de julho - (crédito: HBO Max)
crédito: HBO Max
A HBO Max divulgou nesta terça-feira (22/7) o trailer e o pôster oficial de “O assassinato do ator Rafael Miguel”, nova série documental que reconstitui um dos crimes mais chocantes da década. A produção estreia no dia 31 de julho e revisita a morte do jovem ator, assassinado aos 22 anos ao lado dos pais, em junho de 2019, em São Paulo.
Produzida pela Grifa Filmes, a série apresenta imagens inéditas, entrevistas exclusivas e um mergulho profundo nos bastidores da investigação que mobilizou o país. O documentário acompanha os desdobramentos do caso, incluindo os dois dias do recente julgamento que levou à condenação de Paulo Cupertino Matias, pai da então namorada de Rafael, apontado como autor do triplo homicídio.
Cupertino foi considerado culpado por homicídio triplamente qualificado e condenado a 98 anos de prisão em maio deste ano, após quase três anos foragido — período em que passou por diferentes estados brasileiros e chegou a cruzar a fronteira com o Paraguai. Mesmo alegando inocência, o empresário teve a culpa reconhecida por júri popular.
A série também se debruça sobre a história de Isabela Tibcherani, namorada de Rafael na época do crime, e o ambiente de abusos psicológicos que cercava a família dela. Paulo Cupertino é retratado como uma figura autoritária e violenta, cuja rejeição ao relacionamento da filha com o ator teria sido a motivação para o crime.
Com isso, o mistério da morte de Natalie Wood se mantém. O que será que aconteceu na embarcação? Há culpados nessa história?
Instagram @robertwagnerofficial
Natalie cresceu com o reconhecimento pelo talento, mas sempre elogiada também pela beleza. Antes dos 25 anos, Natalie já havia concorrido 3 vezes ao Oscar.
Warner Bros - Wikimédia Commons
Ela estreou no filme "Tomorrow is forever"("O Amanhã é Eterno"), em 1946, no papel de uma órfã, ao lado de Orson Welles, e imediatamente conquistou o público.
reprodução filme
Criada em San Francisco, ela começou a carreira ainda criança, impulsionada pela mãe que sonhava com o sucesso da filha.
arquivo pessoal
Natalie Wood era filha de imigrantes russos. Seu nome verdadeiro é Natalia Nikolaevna Zakharenko.
arquivo pessoal
Seu último filme foi "O Natal de Dennis Pimentinha", em 2007. Ele interpretou o Sr. Wilson, que no filme original, em 1993 havia sido vivido pelo ator Walter Matthau (morto no ano 2000).
divulgação
Robert está afastado de cinema e TV desde que fez uma ponta no sitcom "Hot in Cleveland", em 2014.
notaspringchick3D - Wikimédia Commons
Robert Wagner voltou a se casar e vive desde 1990 com Jill St John, atriz de cinema e TV que teve êxito nos anos 1960 e 1970, incluindo a atuação como bond girl no filme "007 - Os Diamantes São Eternos", de 1971.
Seu maior sucesso não foi em cinema, mas na TV. No papel de Jonathan Hart, ele conquistou o público ao lado da atriz Stefanie Powers. Eles formavam o "Casal 20", da série de TV (1979-1984)
Reprodução do Instagram @robertwagnerofficial
Ele tinha tipo físico de galã, que agradava ao público feminino na época, e atuou em vários filmes, geralmente como coadjuvante.
domínio público
Nsacido em 10/2/1930, Detroit, no Michigan, Robert Wagner começou a carreira em 1951, no filme "The Frogmen".
Domínio público
No intervalo entre os dois períodos juntos, tanto Robert Wagner como Natalie Wood tiveram filhos com outros parceiros.
Twitter @crisayonara
Robert Wagner sempre negou as acusações. Ele e Natalie se casaram em 1957 e viveram juntos até se divorciarem em 1962. Mas, em 1972, voltaram a morar juntos. O casal teve uma filha, Courney.
Domínio Público - Wikimédia Commons
Também surgiu a informação de uma briga intensa entre Robert Wagner e Christopher Walken, com quem Natalie vinha gravando a ficção científica "Brainstorm".
Twitter @augustoecesar
O capitão Dennis Davern disse em depoimento que Natalie e Robert discutiram horas antes do desaparecimento da atriz (encontrada depois nas águas da baía de Los Angeles).
Twitter @crisayonara
Como Natalie tinha pavor de água, a hipótese de que ela tenha saído do barco por espontânea vontade foi considerada pouco plausível. Por outro lado, todos tinham bebido bastante a bordo. E Natalie costumava tomar tranquilizantes.
Domínio público
A morte descrita inicialmente como "afogamento acidental", passou a ser investigada porque o corpo da atriz tinha hematomas nos braços e no joelho, além de arranhões no pescoço e na testa.
Twitter @crisayonara
O caso ocorreu em 29/11/1981. Natalie tinha 43 anos. Ela havia embarcado para um passeio de iate com o marido, Robert Wagner, o ator Christopher Walken e o capitão da embarcação, Dennis Davern.
Twitter @crisayonara
A morte de Natalie é um dos maiores mistérios de Hollywood. A atriz tinha pavor de água, principalmente escura, porque tinha sido advertida por uma cigana de que isso representava um perigo para ela. Acabou morrendo afogada na Baía de Los Angeles.
Allan warren - Wikimédia Commons
Em junho de 2022, o ator americano Robert Wagner, que era casado com Natalie e tornou-se suspeito do crime, teve um alívio. A polícia de Los Angeles o liberou das acusações. A polícia disse que todas as pistas foram esgotadas. "O caso continua sem solução", admitiu o tenente Hugo Reynaga.
reprodução instagram
A morte de Natalie Wood, uma das atrizes mais famosas nos anos 1970 em Hollywood, está até hoje sem solução. Desde 1981, o assunto é alvo da curiosidade do público, pelas circunstâncias nebulosas que envolvem o caso.
Jack Mitchell - Wikimédia Commons
Mais do que reconstituir os fatos, a produção propõe uma reflexão sobre violência doméstica, controle parental extremo e machismo estrutural. A trajetória de Rafael, conhecido por papéis em novelas como “Chiquititas” e “Pé na jaca”, é relembrada ao longo dos episódios, revelando o impacto emocional da tragédia tanto no meio artístico quanto na sociedade.
Com direção de Mauricio Dias e roteiro de Guilherme Cesar, a série é produzida por Fernando Dias e Kiko Ribeiro, com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Patricio Díaz, da Warner Bros. Discovery.