ERA DIGITAL

Vale Tudo: Como o streaming mudou a forma de ver o final das novelas

Antes o país parava em frente à TV, como em 'Vale Tudo'; hoje, a maratona e os spoilers nas redes sociais transformaram a experiência do espectador

Publicidade
Carregando...

A expectativa pelo capítulo final do remake de “Vale Tudo”, nesta sexta-feira (17/10), e a revelação de quem matou Odete Roitman trouxeram de volta uma nostalgia que vai além da trama. Em 1989, o Brasil parou para assistir ao desfecho, um evento que esvaziou ruas e unificou a audiência em frente à TV.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Hoje, o cenário é completamente diferente, e o maior desafio do espectador é fugir dos spoilers que se espalham instantaneamente pelas redes sociais.

A era do streaming transformou o ritual de acompanhar uma novela. O que antes era um compromisso com horário marcado, agora se tornou uma experiência individualizada. A flexibilidade de assistir quando e onde quiser deu ao público um controle inédito, mas também fragmentou a conversa coletiva que marcava os grandes sucessos da teledramaturgia.

Se antes o debate sobre o final acontecia no dia seguinte, na roda de amigos ou no café do trabalho, agora ele ocorre em tempo real. Plataformas como o X (antigo Twitter) e o Instagram se tornam campos minados de informações para quem não consegue assistir ao vivo. A experiência de ser surpreendido pela trama foi substituída pela corrida para não ter a surpresa estragada por um post ou meme.

Essa mudança de comportamento impacta diretamente a forma como o conteúdo é consumido. O medo do spoiler muitas vezes força o espectador a adaptar sua rotina para ver o capítulo final no momento da exibição, recriando, por outros motivos, o antigo hábito do “horário nobre”. A diferença é que a tela principal agora divide a atenção com a do celular.

Como se proteger dos spoilers e aproveitar o final

  • Silencie palavras-chave nas redes sociais: antes do capítulo ir ao ar, vá às configurações de privacidade do X, Instagram e Facebook. Use a função “silenciar palavras” ou “ocultar publicações com certas palavras” e adicione termos como o nome da novela, dos personagens principais e expressões como “final”, “quem matou” e “assassino”.

  • Crie um ambiente controlado: combine com amigos ou familiares que também querem evitar spoilers e criem um grupo de mensagens exclusivo para comentar o capítulo depois que todos tiverem assistido. Isso mantém a interação social sem arriscar a surpresa.

  • Evite portais de notícias e entretenimento: as manchetes e notificações podem entregar o desfecho da trama. Deixe para se atualizar sobre outros assuntos depois de ter assistido ao episódio.

    Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
  • Use a navegação anônima: algoritmos de recomendação, como os do YouTube, podem sugerir vídeos com trechos ou análises do final. Acessar a plataforma em modo anônimo reduz as chances de receber essas sugestões baseadas em seu histórico.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

Tópicos relacionados:

novelas streaming tecnologia televisao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay